18ESCOLTADEASE2

Um grupo formado por 31 agentes de segurança do Dease participou nos dias 13 e 14 de novembro do 1º Curso de Escolta para os servidores do sistema socioeducativo. Realizado no Centro de Treinamento Tático Operacional Penitenciário (CTTOP), em Chapecó, o curso foi modelado pela Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (Acaps) a partir das características, legislação e demandas do sistema.

No treinamento, os agentes de segurança socioeducativos aprofundaram seus conhecimentos na atividade de escolta para adolescentes custodiados, em seus diversos deslocamentos como audiências, consultas médicas, saídas provisórias ou transferências. “A formação continuada é essencial para mantermos a qualidade e a eficiência  do sistema e o curso da Acaps atende a este propósito”, afirmou o diretor do Dease, Zeno Tressoldi.

Ao longo de 24 horas/aula, os instrutores da Academia trabalharam aspectos como, por exemplo, a segurança do agente e do adolescente na escolta. Além da parte teórica, que também abrangeu legislação, os servidores realizaram exercícios práticos e simulação de situações em escolta.

18ESCOLTADEASE

Para participar do curso, o agente precisa ter realizado o Curso de Imobilização Tática, além de ser aprovado no Teste Psicotécnico e Teste de Aptidão Física. Todas as formações são oferecidas pela Acaps. “Esse curso foi construído com muito cuidado, com atenção à legislação vigente e voltado à realidade do sistema socioeducativo. Esperamos contribuir para o crescimento profissional dos nossos agentes", destaca a coordenadora de ensino da Acapc, Gisleine Aver.