29copos

A substituição de copos descartáveis por reutilizáveis na Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) pode parecer uma ação simples, mas com uma importante repercussão financeira e ambiental. A decisão de fornecer um copo reutilizável para cada servidor vai resultar numa economia estimada em R$ 80 mil por ano, além de evitar que milhares de copos – que levam pelo menos 250 anos para se decompor – retornem à natureza.

A iniciativa está alinhada com as políticas de sustentabilidade do Governo do Estado. “Os novos hábitos vêm pela conscientização e é isso que estamos buscando ao entregar um copo reutilizável a cada servidor que atua na SAP”, observa o titular da SAP, Leandro Lima.

Os copos são feitos em polipropeno, um tipo de plástico mais resistente e lavável do que as versões tradicionais de descartáveis. Cada unidade tem impresso a logomarca da SAP e espaço para registro do nome do servidor, além da frase “Pense no global, aja no local”, forma de chamar a atenção para as pequenas ações que, somadas, geram grandes resultados.