SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Comitiva do Tocantins visita o sistema prisional de Santa Catarina

Uma comitiva do Estado do Tocantins esteve em Santa Catarina para conhecer o sistema prisional do Estado. O grupo, composto por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e da Federação das Indústrias do Estado visitou a Penitenciária Sul, em Criciúma, na manhã desta quarta-feira, 12.

A intenção foi conhecer a política de ressocialização através das atividades laborais implantada em SC e verificar a viabilidade de aplicá-la no Estado do Tocantins. O local foi escolhido pelas características de produção industrial com mão de obra especializada, numa unidade que oferece trabalho a presos do regime fechado, de média e alta periculosidade.

A diretora regional do Senai/TO (Serviço Nacional da Indústria de Tocantins), Márcia Rodrigues de Paula, revelou que chegou ao Estado sem muitas expectativas e saiu impressionada com as linhas industriais de produção na penitenciária e com a disciplina dos detentos. “A gente percebe um tratamento de respeito a outro ser humano e aí a gente percebe eles dando o retorno em função desse respeito”, acrescentou Márcia, representante da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins.

Para o presidente da OAB/TO, Walter Ohofugi Junior, existe um apoio muito forte do Estado na aplicação das políticas laborais, o que contribui para o sucesso de Santa Catarina na área. O presidente da Comissão de Políticas Criminais e Sistema Penitenciário da OAB/TO, Heber Luiz Fidelis Fernandes Garcia, também demonstrou muito interesse pelo projeto. “Temos que trazer empresários do nosso estado para conhecerem isto de perto”, revelou.

O diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap) de SC , Deiveison Querino Batista, que acompanhou a comitiva, destacou a importância de receber visitas como a desta quarta-feira. “É gratificante saber que estamos executando um trabalho de referência para outros estados e isso nos dá mais motivação para continuar nossos projetos e melhorias em nosso sistema prisional”, ressaltou.

Também acompanharam a visita da comitiva a Gerente de Execução Penal da unidade, Vanessa Colares Bittencourt, o Chefe de Segurança, Wagner Batista Ismael, o Presidente da Subseção de Criciúma da OAB/SC, Fábio Jeremias de Souza e o Presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da Subseção de Criciúma da OAB/SC, Marco Zapelini.

toc02

toc03

toc04

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support