SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Parceria entre IGP e DEAP resulta na segunda maior coleta de perfil genético de apenados em uma unidade de SC

A ação aconteceu no Presídio Regional de Tijucas na última quinta-feira (8). O perito criminal bioquímico, Clineu Seki Uehara e os agentes prisionais Adriana Terezinha da Cunha, Sabrina Ana de Souza e Sharles Kruscinski, totalizaram 110 coletas em um dia.

As demais Unidades com população carcerária que se enquadra nos critérios descritos na Lei 12.654/12 e que já tiveram os trabalhos concluídos são: Presídio Masculino de Florianópolis, Unidade Prisional Avançada de Imbituba e Penitenciária Feminina de Criciúma, onde foi realizado o maior número de coleta de apenadas, 131. 

Nas unidades: Complexo Penitenciário do Estado – COPE; Penitenciária de Florianópolis, Presídio Feminino de Tubarão e Penitenciária Industrial de São Cristóvão do Sul, o processo ainda está em andamento. Em 8 meses, 497 materiais foram coletados. 

O trabalho em parceria com o Departamento de Administração Prisional (DEAP) tem sido fundamental para conquistar tais resultados.

Foram realizadas 5 edições do Curso de Capacitação para Coleta de Material de Identificação Genética de Apenados, que resultaram em 57 servidores treinados para realização das coletas.

A meta da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) é que até o final deste ano 1.100 novas amostras sejam inseridas no Banco de Perfis Genéticos.

*Com informações do IGP

Coletadesangueigpedeap2

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support