SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Reunião no TJSC define implantação do Cartão Pecúlio

Em uma reunião técnica no Tribunal de Justiça (TJ-SC) nesta sexta-feira, 11, com a presença do Desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, Supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional, do Secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), Leandro Antônio Soares Lima, e da Juíza Auxiliar da Presidência do TJ, Carolina Ranzolin Nerbass Fretta, técnicos da SAP e do Ciasc apresentaram às autoridades de diversas instituições os detalhes de funcionamento do Cartão Pecúlio nas unidades prisionais catarinenses.

Este recurso permitirá o pagamento individual aos detentos que trabalham nas prisões catarinenses, através de uma conta bancária aberta para esse fim. A tecnologia foi desenvolvida pelo Ciasc em parceria com o Banco do Brasil para atender à necessidade de Santa Catarina e possibilita a centralização das informações, controle dos recursos e otimiza o trabalho dos servidores do sistema prisional.

Todo o controle de pagamento será feito pelo Sistema de Identificação e Administração Penal de SC (i-PEN), em um novo módulo desenvolvido pelo Ciasc. Com isso, os servidores das unidades prisionais não precisarão mais realizar o trabalho de controle de forma manual. A nova ferramenta permitirá um maior controle de fluxo dos recursos, de maneira mais segura e completamente auditável.

O projeto piloto deve ser implantado no Complexo Penitenciário do Estado (Cope), em São Pedro de Alcântara, e expandido para todas as unidades prisionais onde há atividades laborais conveniadas. O cronograma de implementação será definido em uma reunião técnica que deverá acontecer na próxima quarta-feira (16), no Tribunal de Justiça.

Para o Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima, a iniciativa é mais um passo para consolidar o pioneirismo de Santa Catarina nas atividades laborais. “O exemplo de Santa Catarina tem sido nacionalmente divulgado e foi tema, inclusive, de uma Nota Técnica emitida pelo Departamento Penitenciário Nacional, referendada pelo Ministro da Justiça, recomendando o modelo catarinense para os outros estados. O cartão pecúlio é mais uma ferramenta que dará mais transparência aos recursos dos Fundos Rotativos”, concluiu Lima.

Além do Desembargador Leopoldo, do Secretário Leandro Lima e da Juíza Carolina Ranzolin, participaram da reunião o Juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de São José, João Baptista Vieira Sell, Promotor da 14ª Promotoria de Justiça de São José, João Carlos Teixeira Joaquim, o Subprocurador para Assuntos Institucionais do MS/SC, Alexandre Estefani, o Defensor Público da 1ª Defensoria Pública do Núcleo de São José, Felipe Schmitz da Silva, o Presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB-SC, Guilherme Silva Araújo, o Auditor Interno da Controladoria Geral do Estado, Valdor Angelo Montagna, o Gerente de Relacionamento da Agência Setor Público do Banco do Brasil, Sergio Slongo, e demais técnicos da Secretaria e do Ciasc.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support