SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Representante do BID visita Penitenciária da Região de Curitibanos

O Especialista em Segurança Cidadã, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Rodrigo Serrano-Berthet, visitou a Penitenciária da Região de Curitibanos, nesta quarta-feira (11), em São Cristóvão do Sul. Acompanhado pelo Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima, Serrano-Berthet veio conhecer a bem-sucedida experiência da unidade localizada na serra catarinense. “Eu nunca tinha visto uma unidade com 100% dos presos trabalhando. Tive uma ótima impressão e gostaria de parabenizar o estado e a toda equipe da SAP. Fiquei muito bem surpreendido. Eu trabalho em toda a América Latina e já visitei muitas unidades em outros países e no Brasil. A Penitenciária de visitamos hoje é das melhores que já conheci”, disse o representante do BID.

Serrano-Berthet destacou a importância não só de ocupar o tempo das pessoas privadas de liberdade. “Não é só oferecer trabalho, mas oferecer trabalho qualificado, que exige treinamento de até seis meses para fazer o serviço bem feito, observou, destacando que desta forma apenado, quando ganha a liberdade, aumenta as chances de manter-se trabalhando.

O especialista do BID assinalou ainda a importância de manter os internos da unidade ocupados com uma programação diária que contempla atividade laboral e de ensino. “Isso contribui para manter a ordem na unidade.” Serrano-Berthet destacou a organização dos espaços na unidade, como áreas verdes, que contribuem para a manutenção de um ambiente tranquilo.

“Gostei do que vi porque as pessoas privadas de liberdade estão cumprindo a sua pena e, ao mesmo tempo, tendo a chance de repensar sua vida, desenvolver outras habilidades e sair melhor da prisão.

Para o titular da SAP, a visita do especialista em segurança cidadão do BID mostra que Santa Catarina está no caminho certo. “Mais do que uma estratégia de segurança prisional, a atividade laboral dá dignidade ao apenado”, concluiu Leandro Lima.

O Gerente Regional da Região Serrana e Meio Oeste catarinense, Vladecir dos Santos disse que é importante dar visibilidade ao trabalho que a equipe da Penitenciária da Região de Curitibanos está desenvolvendo. “Receber retorno positivo de um representante do BID, que conhece muitas experiências no setor, pode atrair novos investimentos e empresas para atuar nas unidades. É recompensador saber que estamos contribuindo e criando uma nova realidade para o sistema prisional brasileiro”

Também acompanharam a visita o Secretário Adjunto da SAP, Edemir Alexandre Camargo Neto e o Diretor do Deap, Deiveison Querino Batista.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support