SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Comitivas dos governos de Rondônia, Distrito Federal e Ceará visitam penitenciária modelo em Criciúma

A política laboral implantada em Santa Catarina com o programa de ressocialização de apenados por meio do trabalho foi um dos pontos altos da visita de representantes dos governos de Rondônia, Distrito Federal e Ceará na Penitenciária Sul, em Criciúma, na tarde desta terça-feira,9. Acompanhados da Secretária de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), Ada Faraco De Luca, demais representantes da SJC, o grupo com 16 integrantes conheceu as oficinas de trabalho que empregam um total de 300 presos operando, por exemplo, a produção de janelas de alumínio da mais alta tecnologia, chuveiros e torneiras elétricas e embalagens de tintas.

“Com nossos programas de ressocialização temos alcançado excelentes resultados que colocam Santa Catarina no topo do ranking nacional com mais de 30% dos apenados em chão de fábrica”, ressaltou a secretária Ada Faraco De Luca. “Temos nos dedicado muito para conferir ao sistema prisional catarinense uma nova imagem e a visita hoje desta grande comitiva é mais um reconhecimento do nosso trabalho, já que estão aqui para conhecerem nossas boas práticas”, complementou a secretária.

“Viemos conhecer essa experiência exitosa de Santa Catarina. Estamos aqui para aprender e essa troca é muito importante para todos”, enfatizou a promotora de justiça do estado do Ceará, Joseana França Pinto. O Secretário da Casa Civil do Ceará, Alexandre Lacerda Landim, e o Secretário Adjunto de Estado da Justiça e Cidadania (SEJUS), Sandro Camilo Carvalho, também enfatizaram a importância de conhecer o modelo prisional catarinense. Nesta quarta-feira, 10, o grupo irá visitar o Complexo do Vale do Itajaí.

Além das oficinas de trabalho a comitiva ainda pode conhecer os novos modelos de gestão do sistema catarinense como o IPEN/SC (Informações Penitenciárias de Santa Catarina), o sistema de cadastramento de presos interligado entre as 50 unidades prisionais; o Fundo Penitenciário, que beneficia a unidade prisional com a arrecadação de 25% dos recursos dos apenados; o controle interno e externo pelo Sistema de Monitoramento (CFTV); sala de revista; rouparia; parlatório; enfermaria e consultórios médicos e odontológicos.

A Penitenciária Sul segue os padrões exigidos pela Lei de Execuções Penais (LEP) que incluem área de saúde, área para educação com salas de aula e oficinas de trabalho, além do espaço de vivência com áreas de banho de sol, visita familiar e atendimento dos advogados.

O novo modelo arquitetônico adotado em Santa Catarina e na Penitenciária Sul, que é referência hoje no Brasil, também surpreendeu a comitiva. As características que mais impressionaram os foram o sistema modular (as unidades são construídas com blocos pré-moldados) e a abertura pela parte superior, já que a abertura das portas das celas pela parte de cima garante mais segurança para o agente e uma maior logística organizacional no funcionamento interno da unidade, além da agilidade na conclusão da obra.

“Santa Catarina está sempre à disposição para a troca de informações. Acredito que somente com a articulação entre os estados é que vamos conseguir superar as demandas prisionais de forma igualitária e justa. Estamos sempre abertos para novas visitas e foi um prazer receber a comitiva”, finalizou o Secretário Adjunto de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Antônio Soares Lima.

Integrantes da Comitiva do Ceará
Alexandre Lacerda Landim – Secretário Chefe da Casa Civil
Sandro Camilo de Carvalho – Secretário Adjunto da Justiça e Cidadania
Luciana Teixeira de Souza – Juíza da 2ª Vara de Execução Penal
Joseana França Pinto – Promotora de Justiça
Nelson Ricardo Gesteira Monteiro – Promotor de Justiça
Leonardo Morais Bezerra Sobreira Santiago – Promotor de Justiça
Humberto Ibiapina Lima Maia – Promotor de Justiça
Justiniano José Camurça Filho – Diretor de Engenharia do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE)
Fernando Antonio Costa de Oliveira – Chefe de Gabinete da Vice-Governadoria
João José Lucena Rodrigues – Diretor Geral da RCI Construções e Incorporações
Felipe Pereira Sardenberg – Assessoria Especial Casa Civil

Integrantes da Comitiva de Rondônia
Anderson Dias – Gerente de Reinserção Social da Secretaria da Justiça (SEJUS) de Rondônia
Helanne Cristina Magalhães Carvalho – Diretora de Individualização da Pena da Secretaria da Justiça (SEJUS) de Rondônia
Semayra Gomes Moret – Psicóloga e Assessora de Gabinete da SEJUS

Integrantes da Comitiva do Distrito Federal
Diogo Ernesto de Jesus – Diretor Geral do CDP (Centro de Detenção Provisória do Distrito Federal)
Guilherme Henrique Nogueira – Coordenador Geral da Sesipe (Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support