Encontro debate desafios da educação no sistema penitenciário em tempos de pandemia

icone novo9

Os desafios da educação no sistema prisional em tempos de pandemia serão discutidos na segunda edição do Encontro Catarinense de Educação em Espaços de Privação de Liberdade. O evento será realizado de forma virtual nos dias 16 e 17 de junho, com a participação de pesquisadores, gestores, agentes e professores que atuam em penitenciárias de Santa Catarina.

O encontro é idealizado pelo Câmpus Criciúma e conta também com a articulação da coordenadoria do Proeja na Diretoria de Ensino do IFSC, Câmpus Canoinhas e pelas secretarias estaduais de Educação (SED) e Administração Prisional e Socioeducativa (SAP).

Realizado pela primeira vez em 2019, no Câmpus Criciúma, o encontro busca refletir sobre as práticas educacionais voltadas à ressocialização de homens e mulheres privados de liberdade. A segunda edição do evento se debruça sobre os desafios impostos pela pandemia, refletindo sobre as ações realizadas no período e sobre os dados oficiais relacionados aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no sistema prisional e socioeducativo, além de promover uma troca de experiências sobre iniciativas exitosas.

O encontro acontece nas tardes de 16 e 17 de junho, sempre a partir das 13h30. A transmissão será realizada no Facebook do Câmpus Criciúma e no canal do IFSC no YouTube.

Após a abertura oficial, que contará com a participação de representantes do IFSC e das secretarias estaduais de Educação e de Administração Prisional, haverá uma palestra do professor da UFF Elionaldo Fernandes Julião, pesquisador na área de educação de jovens e adultos privados de liberdade. Serão realizados dois painéis com pesquisadores e profissionais de educação que atuam no sistema penitenciário. A programação contará também com apresentações culturais de grupos formados por pessoas em privação de liberdade, e se encerra com o lançamento de dois livros escritos por mulheres enquanto cumpriam pena na Penitenciária Feminina de Criciúma.

Inscrições

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Even3 a partir do dia 20 de maio até o dia do evento. O encontro é aberto para professores, agentes de segurança, acadêmicos e comunidade em geral.

13h30: Abertura
14h: Palestra com Elionaldo Fernandes Julião: “Educação de jovens e adultos privados de liberdade: uma análise das políticas de educação”
15h: Mesa redonda: “Educação para privados de liberdade em tempos de pandemia”
16h30: Apresentação cultural

13h30: Apresentação cultural
14h: Mesa redonda: “Experiências de práticas pedagógicas em espaços de privação de liberdade no contexto da pandemia da Covid-19”
16h: Lançamento dos livros “Apesar de tudo” (Viviane Lima) e “Tudo por hoje” (M. A.)
16h30: Encerramento