Revista Brasileira de Execução Penal destaca artigo com relato de experiência no sistema prisional de SC

Mulheres e Grupos Específicos no sistema penitenciário é o tema da edição da Revista Brasileira de Execução Penal, que acaba de ser lançada pelo Depen. Santa Catarina está representada no periódico com o artigo Enfrentamento da Violência Contra a Mulher: um relato de experiência nas unidades prisionais catarinenses.
O artigo, assinado pela Coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), Enfermeira Juliana Coelho de Campos; pela Professora adjunta da Udesc/Oeste, Enfermeira Denise Antunes Azambuja Zocche e pela Enfermeira Tatiani Todero, do Hospital Helios ParkKlinikum, Leipzig, na Alemanha faz um relato de experiência realizada pelas pesquisadoras.
O estudo quantitativo descritivo e qualitativo exploratório foi desenvolvido com os servidores das unidades prisionais catarinenses, pessoas privadas de liberdade e seus familiares, problematizando a violência doméstica. As ações foram realizadas no mês de agosto, em 46 unidades prisionais e envolveram 4.839 pessoas a partir da realização de rodas de conversa, apresentações de teatros, palestras, elaboração e entrega de cartilhas e folhetos informativos sobre o tema. “O grande desafio dessa ação foi a sensibilização dos gestores prisionais em explanar um tema ainda pouco discutido entre as pessoas privadas de liberdade comprovando assim sua relevância social”, comentou a Coordenadora de Projetos Especiais da SAP, Juliana Campos.
O periódico apresenta ainda análises sobre o aprisionamento de grupos indígenas; relatos sobre a custódia, a participação escolar e os desafios de cuidar dos filhos na perspectiva feminina; expõe ações e práticas direcionadas à população carcerária LGBTI e dialoga sobre atenção à saúde.