SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Penitenciária da Região de Curitibanos começa a comercializar produtos agrícolas no Mercado Público Municipal

Boletim Covid 19 SAP 06 12 2022

O Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima, participou neste sábado (19) da ativação do box da Penitenciária da Região de Curitibanos, localizado no Mercado Público de Curitibanos, que também foi reaberto. “Essa é uma grande conquista para o município e para a Penitenciária da Região de Curitibanos, pois é uma ação institucional que vai estreitar ainda mais os laços entre a unidade prisional e a comunidade”, assinalou Leandro Lima.

O espaço tem 35 metros quadrados e vai comercializar a produção agrícola, móveis e peças de decoração em madeira, tudo feito pelos apenados da unidade. “A unidade produz uvas bordô, verduras, tem um pomar com várias espécies de frutas, móveis. Tenho certeza que vai diversificar bastante a oferta de produtos no Mercado”, disse Leandro Lima.

O Diretor-Geral do Departamento de Polícia Penal (DPP), Vladecir dos Santos, destacou o trabalho da equipe do Setor Laboral da unidade. “Esta conquista é resultado da união e do comprometimento de todos os servidores”, enfatizou Vladecir dos Santos.

Além de fortalecer os programas de reabilitação econômica e social dos internos, com a oferta de trabalho, o diferencial deste projeto é que foi empreendido pelo Fundo Rotativo da unidade, ou seja, todo o lucro da operação será revertido para o Fundo e reinvestido na unidade.

O coordenador Laboral da Penitenciária da Região de Curitibanos, Emerson Rodrigues, disse que esta pequena amostra representa a capacidade e a importância de ressocializar e reintegrar os reeducandos para uma nova vida de oportunidades. “Não há penas eternas quando há possibilidade de mudança”, disse Emerson Rodrigues.

Pelo modelo do Fundo Rotativo Catarinense o interno recebe um salário mínimo da empresa que o contrata e, deste total, 75% ficam com o interno e os outros 25% retornam para o Fundo Rotativo.

Uma das presenças mais festejadas na inauguração foi a do Policial Penal, Luciano Turato, que venceu a Covid-19, após seis meses de internação hospitalar.

Também participaram do ato, o Secretário Adjunto da SAP Edemir Alexandre Camargo Neto, o Diretor de Inteligência, Ricardo Ferreira, o Diretor de Administração e Finanças, Bruno Gabriel, entre outras autoridades e policiais penais lotados na região.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support