SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Após 47 dias, curso Águia de Osso é concluído no COPE

SAP BOLETIM COVID 08 05 2021 page 0001

O Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), Leandro Lima, participou na manhã desta quinta-feira (25) da solenidade de Formatura do Curso de Operações e Escolta de Alta Complexidade – Águia de Osso, no Centro de Treinamento Tático do Complexo Penitenciário do Estado, em São Pedro de Alcântara. O curso habilita operadores a atuar no Serviço de Operações e Escoltas (SOE) começou no dia 07/02 com 34 integrantes (02 policiais penais do RS; 02 policiais penais do Pará; 01 policial militar do Pará; 01 Guarda Municipal de Florianópolis; 32 policiais penais de SC, sendo 02 mulheres e 30 homens).

Após 47 dias, 18 conseguiram vencer todas as etapas: 01 Policial Militar do Pará; 01 policial penal do RS; 01 Guarda Municipal de Florianópolis e 15 policiais penais catarinenses, dentre elas, uma mulher. “Me dirijo aqui aos 34 inscritos pois entendo que é importante ressaltar que apenas o gesto de participar de curso já demonstra uma grande coragem e comprometimento com o trabalho, voltado à melhoria das nossas instituições”, disse Leandro Lima. Ele ressaltou ainda a importância do fortalecimento de um sistema integrado de segurança pública com cada uma das instituições cumprindo o seu papel, tendo como objetivo final a busca pela paz social.

O curso de Operações e Escolta de Alta Complexidade – Águia de Osso teve uma carga horária de 619 horas/aula e, ao longo de 47 dias, os participantes vivenciaram na teoria e na prática os principais desafios para atuar em escoltas complexas, em situações que envolvam alto risco e logística de segurança complexas. A formação conta com disciplinas como nivelamento de tiro, simulação crítica em escolta, técnicas de contra-emboscada, patrulha rural, entre outras.
Promovido e coordenado pela Acaps, o Águia de Osso contou com a participação das seguintes instituições coirmãs que ministraram instrução e deram apoio: Escola de marinheiros de Santa Catarina; Base Aérea de Florianópolis; Polícia Rodoviária Federal; Guarda Municipal de Florianópolis; Polícia Civil SC por meio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core); Polícia Civil PR, por meio do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre); Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) – PMSC; Batalhão de Policiamento de Choque da PMSC; Batalhão de Aviação PMSC; Bombeiro Militar SC e Polícia Científica SC.

Além dos familiares dos formandos, participaram da solenidade o Secretário Adjunto, Edemir Alexandre Camargo Neto; Diretor-Geral do DPP, Vladecir Souza dos Santos; Diretor da Acaps, Paulo Roberto de Oliveira, Delegado da Core (PCSC), Danilo Bessa Brilhante; Comandante do Bope, Tenente-Coronel Lucius Paulo de Carvalho; Comandante da 1ª Base do Batalhão de Aviação, Tenente Coronel Leandro de Amorin, Superintendente Regional da Grande Florianópolis, Claudiomiro Marques, o prefeito de São Pedro de Alcântara, Charles da Cunha, entre outras importantes autoridades do sistema prisional catarinense como a Diretora do SOE, Caroline Liberali Ghem, Diretor do Grupo de Operações Aéreas (GOA), Fabio Kinczeski; Superintendente de Segurança e Operações, Robson Silva de Oliveira e Marcelo Dias, Diretor em exercício do GTI.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support