Policiais penais do SOE dão treinamento para operadores do sistema prisional do Acre
Os policiais penais Carlos Henrique da Almeida Pereira e Vanderlei dos Santos Inhaia, integrantes da equipe especializada do Serviço de Operações e Escoltas (SOE), foram os instrutores do 1º Curso de Operações Penitenciárias do Acre, ministrando um treinamento teórico e prático envolvendo diversos aspectos de escoltas de alta complexidade. “Ao compartilhamos o nosso conhecimento e experiência com servidores acreanos também estamos contribuindo para a melhoria da segurança pública daquele estado. E essa é a nossa missão”, disse o Policial Penal, Vanderlei dos Santos Inhaia.
Para o Superintende de Segurança e Operações da SAP, Robson de Oliveira, o intercâmbio de saberes é fundamental para que as equipes melhorem, ainda mais, a sua performance. “Quando dividimos nossa expertise com colegas de outros estados, ao mesmo tempo, também estamos somando novos conhecimentos”, assinalou Robson de Oliveira.
O 1º Curso de Operações Penitenciárias Especiais da Polícia Penal (I COPE/AC) disponibilizou 40 vagas e teve duração de 500 horas/aula. Além dos policiais penais também participaram servidores de outras forças de segurança do Acre.
A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), a Academia de Administração Prisional (Acaps) e a Superintendência de Operações e Segurança (Seop) agradecem o convite recebido da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen). Nos últimos 10 anos, a SAP tem investido na formação dos seus operadores com cursos de qualificação em todas as áreas que compreendem o sistema prisional, com vistas a manter a estabilidade das unidades, a segurança pública e, por fim, contribuir para a construção da paz social.