SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Quase nove mil pessoas privadas de liberdade participam do ENCCEJA/PPL 2023

Foi realizado nos dias 17 e 18, em todas as 53 unidades prisionais de Santa Catarina, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA/PPL) envolvendo 8.861 pessoas privadas de liberdade, número que corresponde a aproximadamente 36% de toda a população prisional do Estado.

“Um total de 11.693 internos estavam inscritos para serem avaliados e conseguimos atingir 76% de aproveitamento na realização das provas, o que é um número muito significativo e que demonstra como a educação tem papel fundamental na ressocialização entre os privados de liberdade em Santa Catarina”, argumentou Carlos Alves, secretário da SAP.

Segundo dados do Sisdepen, referentes ao ciclo de janeiro a junho de 2023, 46,54% das pessoas privadas de liberdade não possuem o Ensino Fundamental, o que corresponde a 288.590 pessoas em todo o Brasil. Quando analisado os dados daqueles que não possuem o Ensino Médio, são 63,78% da população prisional, totalizando 395.520 pessoas no país.

O ENCCEJA é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e tem como o objetivo principal oferecer uma oportunidade a jovens e adultos que não conseguiram concluir sua educação formal na idade apropriada, possibilitando a obtenção da certificação de ensino fundamental e médio.

O exame é realizado desde 2002 em todo o país em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support