Bloco criado por Estados do Sul, MS e SP se une contra o crime organizado

Em evento realizado nos dias 28 e 29 de setembro, em Campo Grande (MS), autoridades dos Estados do Sul, assim como São Paulo e Mato Grosso do Sul, se reuniram com o propósito de elaborar estratégias de combate ao crime organizado em suas fronteiras. O Encontro dos Secretários de Segurança Pública do Sul do Brasil buscou estabelecer uma ação conjunta e coordenada para enfrentar e enfraquecer a criminalidade nas fronteiras do Brasil com o Paraguai e a Bolívia, bem como nas divisas entre os estados que compõem essa região.

Segundo a secretária adjunta da SAP, Joana Mahfuz Vicini, a participação inaugural da SAP para discutir estratégias, fortalecer e direcionar políticas públicas de enfrentamento ao crime organizado demonstra a essencialidade do sistema prisional nesta seara. “Tal mobilização e as consequentes ações conjuntas trazem mais efetividade às forças de segurança na região com um impacto positivo na sociedade”, destacou.

Este evento representa um avanço significativo na colaboração entre os estados participantes, demonstrando o comprometimento das autoridades em trabalhar de maneira colaborativa para assegurar avanços e efetividade nas políticas de segurança pública de forma global, beneficiando toda a Nação.

O debate se concentrou na promoção da cooperação integrada entre os estados que compõem o bloco, com um dos principais enfoques sendo o combate ao crime organizado e a desarticulação tanto nas áreas de fronteira quanto nas cidades.

No encontro, os estados integrantes do SULMAsSP formalizaram acordo visando estabelecer Grupos de Estudo, nomeando recursos humanos responsáveis para conduzir análises, propor ações e iniciativas com o objetivo de desenvolver políticas na área de segurança pública.

O evento contou com a participação de Secretários de Segurança Pública, Secretários das Secretarias de Administração Prisional (SC e SP), Comandantes-Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, Delegados-Gerais das Polícias Civis, diretores das Polícias Penais, das Perícias Criminais e dos Centros Integrados de Comando e Controle dos cinco estados envolvidos.