Governador em exercício e secretário da justiça assinam ordem de serviço para construção da Cadeia Pública Feminina de Itajaí

cadeia publica itajai

O governador em exercício Nelson Juliano Schaefer Martins e o secretário de Estado da Justiça e Cidadania Sady Beck Junior assinaram nesta terça-feira, 27, a ordem de serviço para a construção da Cadeia Pública Feminina de Itajaí, no Vale do Itajaí. A unidade será instalada dentro do Complexo Penitenciário da Canhanduba, com 286 vagas femininas provisórias.

“A cadeia feminina de Itajaí faz parte de um planejamento geral de construção, reformas e ampliação de unidades que serão executadas ao longo de 2014 e 2015. É uma obra extremamente importante para o sistema prisional, de atendimento à detenta feminina, e que cumpre todos os padrões exigidos pela Lei de Execuções Penais (LEP)”, ressaltou o secretário Sady Beck Junior.

O governador em exercício também destacou a importância da obra para o sistema penitenciário catarinense. “Considero um grande avanço da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, que tem implementado diversas ações nessa área, dando melhores condições e tratamento digno às presidiárias. Isso representa resgate e garantia dos direitos fundamentais”, assinalou Nelson Schaefer durante a solenidade de assinatura realizada no pátio da penitenciária, em Itajaí.

A estrutura da Cadeia Pública terá 6,3 mil metros quadrados de área construída e seguirá os padrões exigidos pela Lei Execuções Penais (LEP) com oficinas de trabalho, parlatórios, salas para visita íntima, solários, área administrativa e ambiente de ensino. O prédio, também será equipado com espaços para atendimento médico e odontológico, de acordo com as normas de acessibilidade de Portadores de Necessidades Especiais (PNE). O investimento será de R$ 14 milhões. A previsão é que a obra seja concluída em 12 meses.

Além do governador em exercício e do secretário da justiça, ainda participaram da solenidade, o secretário de Comunicação, Nelson Santiago, o secretário adjunto da justiça e cidadania, Vanderlei Zilli, a secretária de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Eliane Rebello, a secretária municipal de segurança, Susi Bellini, o juiz da Vara Criminal de Itajaí, Pedro Walicoski Carvalho, a juíza Sônia Moroso Terres, e o diretor do Complexo do Vale do Itajaí, Juliano Storbel.