SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Secretários de Justiça e Administração Prisional de todo o Brasil se reúnem em Goiânia para debater avanços no Sistema Prisional

6 edição do CONSEJ

Os Secretários de Estado de Justiça e Administração Prisional de todo o Brasil participaram nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Goiânia (GO), da 6ª edição da Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (CONSEJ). Representaram Santa Catarina, o secretário da SAP, Carlos Alves, e a secretária adjunta, Joana Mahfuz Vicini.

No primeiro dia (22), o grupo realizou uma visita técnica à Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG), ao Núcleo de Custódia, à Central de Triagem e à Seção Industrial da POG, além da Seção Integrada de Monitoração Eletrônica.

“O sistema prisional mudou nas últimas duas décadas e o debate é importante para o enfrentamento em qualquer tipo de crise. Em Santa Catarina temos bons exemplos de como combater o crime organizado com ações preventivas e organizadas”, revelou Carlos Alves.

A secretária adjunta, Joana Mahfuz Vicini, destacou a importância dos estados proporem juntos mudanças e melhorias na legislação em vigor. “Discutimos temas como a proibição de tomadas (energia elétrica) nas celas e áreas acessíveis aos detentos, bem como a questão das interdições da unidades prisionais e a resolução única sobre transferência de presos. Estes, entre outros, são assuntos importantes para o debate e consequente melhoria do sistema prisional brasileiro”, ressaltou.

Na sexta-feira (23), os gestores foram recebidos pelo governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, no Palácio das Esmeraldas, e também se reuniram no Salão Nobre Maguito Vilela, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Em pauta estiveram eixos ligados a doutrinas de gerenciamento e negociações de crises, padronizações da identidade visual da Polícia Penal, dentre outros pontos.

Por meio do CONSEJ, sediado pela primeira vez em Goiás, os secretários e representantes do sistema prisional também puderam conhecer um pouco da rotina do Grupo Tático de Ações e Escolta (GTAE) e do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support