Secretário da Justiça Leandro Lima participa da abertura do Seminário de Segurança Pública em Florianópolis

O Secretário de Estado da Justiça e Cidadania (SJC-SC), Leandro Lima, participou nesta quinta-feira, 26, da abertura do seminário “Estratégias Integradas de Segurança Pública; os Poderes do Estado unidos no combate a criminalidade em Santa Catarina”. Antes de iniciar sua exposição sobre o sistema prisional catarinense, o Secretário Leandro Lima fez questão de ressaltar a importância das ações integradas existentes atualmente entre poderes em Santa Catarina. “Vivemos um momento único, a integração que existe hoje nunca foi vista antes”, destacou otimista.
Em sua palestra o Secretário da Justiça Leandro Lima fez questão de destacar os excelentes números do sistema prisional catarinense como 31% dos presos trabalhando e 26% estudando, criação de 8.305 vagas; e mais de 10 mil servidores treinados e capacitados. No entanto, também fez um alerta sobre o aumento da população carcerária nas unidades prisionais. “Nosso déficit é de 3,8 mil vagas, contudo já temos atualmente 10 presos por dia entrando no sistema prisional. Agora no mês de maio é possível que o sistema registre o mesmo número de novos presos que entraram em todo o ano de 2017”, contabilizou Lima.
Ainda durante a abertura do seminário o desembargador Henry Petry Júnior, corregedor-geral da Justiça, anunciou um rol de ações para resolver situações específicas do sistema penitenciário de Santa Catarina como a reavaliação das 47 interdições de unidades prisionais; análise urgente dos 2.433 processos envolvendo a possibilidade de concessão de progressão de regime; estímulo a utilização de tornozeleiras eletrônicas; incentivo a realização de videoconferência; julgamento das ações de prefeituras. “Do total de cinco processos judiciais que impediam a construção de penitenciárias no Estado, dois foram julgados, com liberação das obras ao critério do Poder Executivo”, declarou Petry.

Além do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Rodrigo Colaço, do Corregedor-geral de Justiça, Henry Petry Júnior, e do Secretário da Justiça e Cidadania, Leandro Lima, estavam presentes na abertura do seminário, realizado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o Secretário da Segurança Pública, Alceu Oliveira Pinto Júnior; o Delegado Geral da Polícia Civil, Flávio Ghizoni Júnior, o Comandante Geral da Polícia Militar de SC, Coronel Araújo Gomes, e demais integrantes.

Seminário SP - 01

Seminário SP - 02