SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Secretária da Sejuri recebe os novos diretores do Dease

A Secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), Danielle Amorim Silva, recebeu na tarde desta quarta-feira, 25, o Diretor-Geral do Departamento de Administração Socioeducativa (Dease), Matheus Furtado, e o Diretor-Geral Adjunto, Rodrigo Wagner, que assumiram a gestão do sistema socioeducativo catarinense no dia 19 de março deste ano.

Agente de Segurança Socioeducativo desde 2003, Matheus é formado em Direito (2005), pós-graduado em Políticas e Gestão em Segurança Pública (2011), pós-graduando em Gestão de Unidades Prisionais e Socioeducativas e possui uma vasta experiência no sistema socioeducativo do Estado. Já atuou como chefe de segurança, coordenador técnico e diretor do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Lages. Além disso, é docente nas disciplinas de Legislação Aplicada ao Servidor Público Estadual; Conduta Funcional e Regime Disciplinar; e Evolução Histórica dos Direitos da Criança e do Adolescente na Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (Acaps).

Graduado em Administração (2014) e Direito (2020), Rodrigo é Agente de Segurança Socioeducativo desde 2017 e possui pós-graduação em Gestão Pública (2021). No Centro de Atendimento Socioeducativo de São José atuou como supervisor de plantão, supervisor do Núcleo de Intervenção e Apoio Tático, Coordenador do Núcleo de Gerenciamento de Crise e interinamente como chefe de segurança e gerente. Também foi assessor jurídico na Acaps e na Gerência de Material Bélico.

O Dease é responsável pela gestão de 20 unidades socioeducativas, com 349 adolescentes em conflito com a lei cumprindo medida socioeducativa. O Departamento recebeu destaque nacional com a criação da Central de Vagas, que zerou a fila de espera para as 537 vagas disponíveis.

Todos os adolescentes do sistema são encaminhados para atividades educacionais, acompanhando o nível escolar que possuíam no momento da internação e com encaminhamento para nível superior, quando necessário. Além disso, no ano de 2024 foram 360 certificações em cursos profissionalizantes.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support