SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

IMA entrega troféu à SAP por ações ambientais em unidades prisionais

IMA Formiguinha 9

O Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Edemir Alexandre Camargo Neto, recebeu nesta segunda-feira (07) o Troféu Formiguinha, distinção concedida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) para instituições que implantam ações de preservação ambiental. Participaram da solenidade o Diretor do IMA, Fabio Castagna da Silva, o Coordenador do Projeto Penso, Logo Destino (PLD), Cícero Brasil, e o Policial Penal e também Engenheiro Agrônomo Gustavo Reche Santa Rosa.

No caso da SAP, o troféu é em reconhecimento à implantação dos projetos de compostagem nos Complexos Prisionais de São Cristóvão do Sul e de Chapecó. O Troféu Formiguinha foi criado em 2019 para incentivar projetos ambientais e mobilizar a população para a importância da destinação correta de resíduos sólidos.
“Nossas unidades prisionais e socioeducativas têm uma preocupação grande com a sustentabilidade e, inclusive, já existem diversas ações em curso. Pretendemos estender o projeto da compostagem para o maior número de unidades”, disse o Secretário da SAP, Edemir Alexandre Camargo Neto.

O projeto de compostagem da SAP foi viabilizado por meio de recursos do TJSC, na ordem de R$ 390 mil. “Nosso projeto é simples: recebemos o lixo orgânico e transformamos em adubo que poderá ser comercializado ou usado na área agrícola das unidades”, observa o Policial Penal e também Engenheiro Agrônomo Gustavo Reche Santa Rosa.
O Coordenador do Projeto Penso, Logo Destino (PLD), servidor do IMA, Cícero Brasil, enfatizou que a destinação correta de resíduos é, também, uma questão de saúde pública. “Há equipamentos que são jogados no lixo, como tubos de imagem de TV, que contêm metais pesados. Isso contamina o solo e tudo o que é produzido nele como, por exemplo, as hortaliças e isso pode comprometer a saúde do cidadão”, assinalou Cícero.

Para o Coordenador do PLD essa é a essência do Troféu Formiguinha. “Trabalhar como formiguinha mesmo, um trabalho em equipe sempre estimulando as pessoas a praticarem ações ambientais, porque consciência da importância de separar o lixo todo mundo tem, mas ainda tem gente não pratica. E nesse sentido trabalhamos para criar uma capilaridade, mobilizando diversos setores da sociedade como, por exemplo, estudantes e agentes de saúde, que serão importantes multiplicadores”, enfatizou Cícero.

IMA Formiguinha 10

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support