SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Intercâmbio de informações Brasil-Portugal no desenvolvimento do Trabalho Prisional

doutoradoportugal

O Agente de Segurança Socioeducativo João Victor Bernardes apresentou recentemente ao secretário da SAP, Edenilson Schelbauer, ao secretário adjunto, Neuri Mantelli, e ao diretor-geral do DPP, Léo Feliciano, seu trabalho de estágio avançado de doutoramento intitulado “O Impacto Social da Industrialização do Trabalho Prisional”.

João Victor é doutorando em Sociologia pela Universidade de Santa Catarina (UFSC), e apresentou seu relatório de estágio produzido junto à Universidade do Minho de Portugal.

A pesquisa se debruçou sobre um panorama geral do trabalho desenvolvido pelos reclusos nos estabelecimentos prisionais portugueses, os tipos de atividades realizadas, o imaginário acerca da atividade laborativa e as demandas e problemas a serem resolvidos.

João Victor enfatiza que pode comparar as atividades laborais desenvolvidas em Portugal com o que desenvolvemos aqui no Estado, e observa que Santa Catarina é referência internacional na área.

doutoradoportugal2

De acordo com os secretários Schelbauer e Mantelli, a gestão da atividade laboral realizada no sistema prisional catarinense desponta como um modelo eficaz, mas que pode ser constantemente lapidado, e que o novo modelo de planejamento da SAP observa também o que acontece em outros países, utilizando também pesquisas como do Agente João como base de estudo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support