Parceira fortalece rede de saúde do Sistema Prisional sem custo ao Estado

WhatsApp Image 2023 04 21 at 12.25.44 1

Uma parceria da equipe de enfermagem da Unidade Básica de Saúde, pertencente à Penitenciária de Florianópolis, com apoio acadêmico de cursos de graduação das Universidades FAC, UNIP e IES, com o Complexo Penitenciário de Florianópolis, está realizando em unidades prisionais testes e exames de saúde na população privada de liberdade, com custo zero ao Estado.

Nessas ações foram realizadas orientações de educação e promoção da saúde, testes rápidos de COVID, HIV, Hepatite e Sífilis, coletas de sangue com resultados reagentes, controle de peso, vacinação, profilaxia e controle de parasitoses intestinais.

“Estas ações trazem benefícios aos reeducandos, mas também para os acadêmicos no contato direto com paciente e agregando conhecimento e experiências na sua vida acadêmica por meio desses estágios”, salienta Micheli Marilu de Souza Schmitz, idealizadora do projeto e técnica de enfermagem do Departamento de Polícia Penal da SAP.

Até o momento foram realizados dois mutirões de atendimento em unidades prisionais da Regional 1 (Grande Florianópolis), totalizando 3.656 procedimentos, com aproximadamente 99% de adesão dos apenados. Participaram das ações 38 profissionais e estudantes da área de enfermagem.

WhatsApp Image 2023 04 21 at 12.25.44

Segundo o superintendente regional da Grande Florianópolis, Alexander Carvalho de Almeida, a atuação desses grupos de saúde nas prisões também é importante para fortalecer a relação entre a rede de serviço das unidades com os familiares. “Uma parceria como esta, que traz melhorias a todos os envolvidos no processo e que não onera o Estado em um centavo sequer é um ótimo modelo que pode ser replicado com sucesso em outras regiões de Santa Catarina”, disse.