Agentes de Segurança Socioeducativos realizam palestras de conscientização em escolas
Recentemente os Agentes de Segurança Socioeducativos Jefferson Garcia Aromi e Michel Felipiacki realizaram palestras para aproximadamente 350 alunos dos períodos matutino e vespertino da Escola de Educação Básica Prefeito Agenor Piovezan, no município de Erval Velho, e para aproximadamente 800 alunos, dos três turnos, da Escola Irmã Wienfrida, em Catanduvas, no Meio-Oeste do Estado.
Com o tema “Quem Ama Cuida”, a temática da apresentação foi de orientação aos alunos quanto aos efeitos nocivos do uso de entorpecentes, como também os infindáveis prejuízos do ingresso dos jovens no mundo do tráfico. O projeto foi fundado pelo Policial Penal aposentado Adercio Velter e tem o apoio da Associação dos Policiais Penais e Agentes de Segurança Socioeducativos.
As palestras, que já ocorrem desde 2019, consistem em apresentações gratuitas nas escolas, nos horários de folga dos agentes. Além da temática das drogas, também é abordada a importância do vínculo familiar e o perigo da evasão escolar.
Para Aromi, a divulgação dos efeitos do uso de drogas e da entrada dos jovens no mundo dos atos infracionais é importante medida de cunho social para evitar que crianças e adolescentes sejam aliciadas pelo tráfico, já que as facções criminosas desde cedo iniciam seu trabalho de captação de mão de obra. Por conhecer de perto a realidade do Sistema Socioeducativo e o esforço que se faz para a ressocialização por parte do DEASE (Departamento de Administração Socioeducativa), os agentes consideram relevante, mesmo que em seus períodos de descanso, se dedicarem a este trabalho.