SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Formação Educacional e Qualificação Profissional

Escolarização nas Unidades Socioeducativas

Um dos princípios fundamentais da medida socioeducativa consiste na obrigatoriedade da escolarização. O ingresso do adolescente nesse vultoso eixo ofertado nas Unidades Socioeducativas exige o resgate do seu processo escolar, junto à última instituição de ensino por ele frequentada, de forma a garantir aos adolescentes em privação e restrição de liberdade o acesso à educação básica. A educação formal no âmbito das Unidades Socioeducativas Catarinense, decorre através da articulação com a rede de atendimento local, balizando-se na incompletude institucional, com a interveniência da Secretaria de Estado da Educação – SED – e dos Centros de Educação de Jovens e Adultos – CEJA.

Todas as Unidades de Atendimento Socioeducativo deste Estado são estruturadas com profissionais habilitados ao labor no setor pedagógico destas, tencionando a atuação no suporte das demandas concernentes ao planejamento, coordenação e desenvolvimento de ações das atividades escolares/pedagógicas.

Por oportuno, registra-se o Termo de Cooperação Técnica nº 2018/TN1692 celebrado com a Secretaria Estadual de Educação (SED) e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, com a interveniência do Departamento de Administração Socioeducativa – Dease – objetivando prover a implementação/manutenção da Educação Básica pela rede estadual de ensino, em nível de ensino fundamental e médio nas Unidades Socioeducativas do Estado.

 

Qualificação Profissional

A implantação das Oficinas/Atividades Laborais assim como os Cursos de Qualificação Profissional, tem o escopo de disponibilizar aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas o acesso à capacitação profissional.  Nesse sentido, pode-se pensar a educação profissional e o trabalho, como eficientes eixos estruturadores das ações e ferramentas para o desenvolvimento de competências, habilidades, valores e conhecimentos indispensáveis à vida em sociedade.

Os Cursos quais tencionam a Qualificação Profissional, do mesmo modo que as Oficinas/Atividades Laborais, ofertados no âmbito das Unidades Socioeducativas deste Estado, objetivam despertar nos adolescentes o interesse pelo mundo do trabalho. Nessa lógica, a temática da capacitação profissional emerge no âmbito das unidades socioeducativas, como um dos pilares primordiais para o processo de (re) inserção social e qualificação profissional dos adolescentes.

Objetivando o cumprimento do exposto nas normativas vigentes – Estatuto da Criança e Adolescente; Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – as quais permeiam o processo da efetividade em face do provimento de Oficinas/Atividades Laborais e igualmente Cursos de Qualificação Profissional, no âmbito das unidades socioeducativas deste Departamento, projetos, planejamentos e ações correlacionadas com o setor central Sociopedagógico do Dease, com a interveniência das equipes técnicas das unidades e instrutores efetivos/contratados, acordos de cooperação técnica com entidades legalmente habilitadas (CIEE/SC tem sido parceiro estratégico), são ordinariamente empreendidos para o cumprimento desse vultoso eixo preconizado no ordenamento jurídico.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support