Núcleo de justiça restaurativa do DEASE propõe vivência para servidores
No dia 5 de agosto, o Departamento de Administração Socioeducativa (DEASE) promoveu uma vivência em Justiça Restaurativa, propondo um Círculo de Construção de Paz aos servidores. O círculo ocorreu na sede da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), com participação do Diretor e servidores do DEASE, do CASE da Capital, da Grande Florianópolis e de Lages. As facilitadoras foram duas profissionais de entidades parceiras, que se voluntariaram para planejar e propor o Círculo: Gisele Comiran (Assistente Social do TJSC) e Patrícia Costa (Advogada, professora da Unisul e presidente da Comissão de JR da OAB).
A iniciativa é parte do plano de disseminar práticas de Justiça Restaurativa no âmbito do sistema socioeducativo, consolidando o Núcleo de Justiça Restaurativa interinstitucional do DEASE como referência na estruturação das ações e capacitações no tema. O Núcleo será composto por atores do sistema devidamente capacitados em JR e terá como objetivos o alinhamento, supervisão e implantação de projetos, assim como capacitações.
O Círculo de Construção de Paz é um processo que potencializa a comunicação em grupo, buscando a reflexão e o diálogo acerca de problemas comuns, aspirações individuais e reconhecimento de atitudes. A metodologia é indicada pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) por potencializar a vivência de valores fundamentais e pode ser aplicada a adolescentes, familiares e servidores. Ao sensibilizar os servidores para que eles conheçam este método, é possível repensar e movimentar nossas posturas em diversas situações, revendo conceitos como os de conflito, violência e justiça.