SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Núcleo de justiça restaurativa do DEASE propõe vivência para servidores

No dia 5 de agosto, o Departamento de Administração Socioeducativa (DEASE) promoveu uma vivência em Justiça Restaurativa, propondo um Círculo de Construção de Paz aos servidores. O círculo ocorreu na sede da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), com participação do Diretor e servidores do DEASE, do CASE da Capital, da Grande Florianópolis e de Lages.  As facilitadoras foram duas profissionais de entidades parceiras, que se voluntariaram para planejar e propor o Círculo: Gisele Comiran (Assistente Social do TJSC) e Patrícia Costa (Advogada, professora da Unisul e presidente da Comissão de JR da OAB).

 

A iniciativa é parte do plano de disseminar práticas de Justiça Restaurativa no âmbito do sistema socioeducativo, consolidando o Núcleo de Justiça Restaurativa interinstitucional do DEASE como referência na estruturação das ações e capacitações no tema. O Núcleo será composto por atores do sistema devidamente capacitados em JR e terá como objetivos o alinhamento, supervisão e implantação de projetos, assim como capacitações.

 

O Círculo de Construção de Paz é um processo que potencializa a comunicação em grupo, buscando a reflexão e o diálogo acerca de problemas comuns, aspirações individuais e reconhecimento de atitudes. A metodologia é indicada pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) por potencializar a vivência de valores fundamentais e pode ser aplicada a adolescentes, familiares e servidores. Ao sensibilizar os servidores para que eles conheçam este método, é possível repensar e movimentar nossas posturas em diversas situações, revendo conceitos como os de conflito, violência e justiça. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support