SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

DEASE adere à campanha “Agosto Lilás”

O mês de agosto é o marco simbólico brasileiro de uma nova perspectiva na defesa dos direitos e proteção de mulheres que sofrem violência, com a promulgação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340 de 07 de gosto de 2006). Por isso, o DEASE, por meio da Gerência de Apoio Sociopedagógico e Saúde, irá propor ações que contemplem a campanha “Agosto Lilás”, a qual possui respaldo irrestrito do Governo do Estado de Santa Catarina, a liderança da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e a parceria da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP). A Campanha no Estado contará com um cronograma repleto de atividades, iniciando oficialmente com a assinatura do Decreto que institui o mês Agosto Lilás em SC, no próximo dia 07.

No que concerne ao sistema socioeducativo, as ações terão como objetivo a desmitificação de informações distorcidas acerca da violência contra a mulher e a propagação da cultura da paz e dos direitos humanos. As atividades serão protagonizadas pelas Unidades Socioeducativas, que terão autonomia para delinear o formato dos trabalhos junto aos servidores e adolescentes, tanto do sexo masculino quanto feminino. Especificamente dentro do sistema socioeducativo, o calendário de atividades se concentrará principalmente na semana dos dias 12 e 16 de agosto e se dará da seguinte forma:

Dia 12 de agosto: As unidades socioeducativas realizarão evento, palestra, atividade ou vivência sobre o tema da “Violência contra a Mulher”, por meio de convidados externos ou a partir da própria equipe, levando informações e propondo reflexão e mobilização quanto ao tema. O público-alvo preferencialmente deverá incluir toda a comunidade socioeducativa (profissionais e adolescentes).

Entre 12 e 16 de agosto: As unidades estarão facultadas a articular ações durante toda a semana, convidando entidades como os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), Polícia Militar (PMSC), Delegacias de Polícia de Atendimento à Mulher, Criança, Adolescente e Idoso (DPCAMI), escolas a trabalharem em parceria, propondo a construção de conhecimento e discussão sobre o tema.

O público-alvo preferencialmente deverá incluir toda a comunidade socioeducativa (profissionais e adolescentes).

Final do mês de agosto: as Unidades estarão convidadas a liderar e/ou propor um evento em formato de exposição, confraternização com familiares, apresentação e/ou mostra dos trabalhos construídos durante as atividades do Agosto Lilás, convidando parceiros da rede de atendimento (Poder Judiciário, Ministério Público, Secretaria de Saúde, Educação, Escola, CEJA, Familiares, entre outros pertinentes à realidade da instituição) para visibilizar o trabalho da instituição.

A Gerência de Apoio Sociopedagógico e Saúde do DEASE dará suporte e irá participar, na medida do possível, das atividades realizadas nas Unidades, fornecendo material, esclarecendo dúvidas e articulando com as entidades parceiras, sobretudo com a SDS/SC.

Também será responsável pela confecção de material informativo em formato de banner e a divulgação das ações ocorridas ao longo do mês nas Unidades Socioeducativas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support