SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Criação do Programa de Justiça Restaurativa no DEASE

No dia 16 de agosto foi publicada em Diário Oficial a Portaria 610/GABS/SAP de 25/07/2019, a qual Institui o Programa de Justiça Restaurativa no âmbito do Departamento de Administração Socioeducativa (DEASE) e dá outras providências. A partir deste Programa, oficializa-se a criação do Núcleo de Justiça Restaurativa (NJR) neste Departamento, o qual tem por objetivo promover e alinhar as ações de incentivo à Justiça Restaurativa no sistema socioeducativo catarinense. O NJR deve ser constituído por servidores do DEASE devidamente capacitados, mas prevendo a interinstitucionalidade, contará também com as parcerias do Ministério Público e Poder Judiciário.

Desde a aprovação do Programa, o NJR já se reuniu duas vezes, contando com a participação de profissionais da Gerência de Apoio Sociopedagógico e Saúde, do CASE de Lages e da Capital, no âmbito do DEASE, e de servidores do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) do MPSC. O próximo encontro deve acontecer em setembro, contando igualmente com representantes da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ) do TJSC e da Academia da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (ACAP).

Atualmente, o NJR está construindo o Plano de Trabalho para implementação das ações em JR em nível estadual, assim como planejando a finalização da capacitação em Chapecó, iniciada em agosto de 2018 com servidores da região oeste. O grupo também está inserido nas articulações do Grupo de Assessoria Técnica do Grupo Gestor Estadual em Justiça Restaurativa.

Profissionais e Unidades Socioeducativas interessados em saber mais sobre o tema, podem entrar em contato pelo e-mail: nucleojrdease@gmail.com.Foto JR

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support