Diretor-Geral e Superintendentes do Dease participam da Segunda Reunião Técnica do Fonacriad

De 20 a 22 de junho de 2022 acontece a Segunda Reunião Técnica do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executores de Promoção e Direitos da Criança e do Adolescente – Fonacriad, em Fortaleza, no Estado do Ceará. A reunião foi aberta na manhã desta segunda-feira, 20, no auditório da Vice-Governadoria do Ceará, contando com representantes de 21 estados, que participam das discussões que visam o fortalecimento do sistema socioeducativo no Brasil.

Representando o Sistema Socioeducativo de Santa Catarina, participam do evento o Diretor-Geral do Dease, Zeno Augusto Tressoldi, a Superintendente de Educação e Profissionalização, Mara Rubia Morigi e a Superintendente Psicossocial e Saúde, Cristiane Eller.

O superintendente do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará (Seas), Roberto Bassan, deu as boas vindas a todos os representantes do Fórum.

“É uma ansiedade muito grande com a chegada dessa data. Nós nos esforçamos muito, e aqui eu queria em nome da minha equipe agradecer a todos pelo empenho e dedicação na organização desse encontro. Sejam bem vindos”, mencionou Bassan.

Em sua fala, o superintendente da Seas ressaltou que o Governo do Estado priorizou nessa gestão o sistema socioeducativo, com resultados muito objetivos.

“Nós somos uma das políticas de governo que cumpriu todas as metas do Pacto de Acordo de Resultados, que é uma métrica que mensura a atuação do Governo pela Secretaria de Planejamento. A gente continua nessa linha pra ser realmente um divisor de águas e não voltar a um cenário de violação de direitos”, pontuou.

Evolução das pautas

O presidente do Fonacriad, Iberê Ferreira da Silva Júnior, disse que o estado do Ceará está bastante evoluído com a adoção de políticas pedagógicas e proteção especial aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. “Roberto Bassan e toda a sua equipe estão de parabéns”, elogiou.

Já a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Giselle da Silva Cyrillo, afirmou que o Fonacriad está num ritmo constante para a qualificação do sistema socioeducativo no Brasil. “Estamos evoluindo nas pautas importantes quando vemos aqui reunidos gestores, servidores, representantes do Sistema de Justiça e Garantia de Direitos”, afirmou.

Para o Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Diego Bezerra Alves, o sistema socioeducativo só terá sucesso com amplo diálogo e participação social nas políticas de socioeducação. “O estado do Ceará está no caminho certo por sua atuação efetiva”, concluiu.

Dança e música

Antes da abertura dos trabalhos do Fonacriad, as adolescentes do Centro Socioeducativo Aldacir Barbosa fizeram apresentações de dança, com músicas nordestinas que representam cultura e a arte popular. No comando a professora Jamila Dias, coreógrafa. No final, as jovens foram bastante aplaudidas pelos participantes.

O Fonacriad prossegue na terça-feira, 21, com relatos dos estados, discussão e aprovação do estatuto do Fonacriad. Na quarta-feira, 22, haverá apresentação dos relatórios de discussão dos grupos de trabalho e aprovação da Carta do Fonacriad. À tarde, os participantes visitarão as instalações do Núcleo de Atendimento Integrado da Criança e do Adolescente (NAI).

Fonacriad junho 2022 1