Buscando o aperfeiçoamento, a Divisão de Operação com Cães – DOC participou do curso de condutores de cães fornecido pelo Canil Caraíbas, em Goiânia/GO
A Polícia Penal de Santa Catarina teve a oportunidade de treinar com o Canil que é referência nacional e internacional na detecção de narcóticos. O Canil Caraíbas comercializa cães para as forças policiais e militares do Brasil e também exporta cães para as polícias dos Estados Unidos, de diferentes forças, e para o exército norte-americano.
Na ocasião, os operadores receberam muito conhecimento e ainda aproveitaram a oportunidade para adquirir – através de ata de registro de preço da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo – mais dois cães para integrar o plantel da DOC para auxiliar nas operações do sistema prisional.
O Condutor de Cães, Policial Penal Luiz Geraldo Frazili Gelle destacou que o trabalho desenvolvido no Brasil é referência mundial na detecção de narcóticos. “Foi uma experiência única, especial aprender com os melhores profissionais do Brasil na capacitação de cães”, disse.
Após a aquisição, o Canil da Policia Penal de SC passa a contar com quatro cães das raças Pastor Belga Malinois e Pastor Alemão. Fazem parte da equipe os cães: K9 Yankee e a K9 Vegas, e os novos integrantes, os K9 Astro e a K9 Xanel.