Casa de Semiliberdade de Criciúma desenvolve atividades educacionais, oficinas terapêuticas e profissionalizantes com os socioeducandos
A Casa de Semiliberdade de Criciúma vem desenvolvendo diversas atividades educativas com os adolescentes da Unidade. É uma forma de promover possibilidades para um novo olhar do adolescente com relação ao futuro, além da medida socioeducativa, oportunizando espaços para a criação, atividades manuais, interação e valorização do interno.
Oficina Socioeducativa on-line
Em parceria com o CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, a Oficina tem como objetivo proporcionar o conhecimento de como o adolescente pode elaborar seu próprio currículo, visando o mercado de trabalho. São abordados: Rede Social e Profissional, Currículo tradicional e vídeo Currículo.
Oficina de Horta Vertical
A horta vertical, como o próprio nome já diz, é uma horta desenvolvida “em pé”, com as plantas suspensas. É ótima para quem não possui espaço suficiente, mas que não abre mão de produzir seus próprios alimentos e temperos. Este tipo de horta é uma técnica de jardinagem que permite plantas, hortaliças e ervas crescerem verticalmente e serem penduradas em suportes longe do chão, como paredes e muros.
Oficina de Marcenaria
Esta Oficina tem por objetivo ampliar o conhecimento do socioeducando além dos muros do Sistema Socioeducativo, oportunizando sua melhoria socioeconômica no egresso com noções básicas de marcenaria, como preparar a madeira, lixar e pintar.
Oficina de Música
A oficina de música visa a construção e o aprimoramento do conhecimento musical, intelectual e técnico dos adolescentes envolvidos.
Oficina de Panificação
“Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão…”
A Oficina de panificação tem o objetivo de profissionalizar os socioeducandos ensinando-lhes técnicas como higiene na manipulação de alimentos, tipos de pães e cucas, preparação de massas, salgados e doces. Aprender panificação pode contribuir para a renda familiar ou mesmo melhorar a alimentação dentro da sua família.
Oficina de Jardinagem e Artesanato
O projeto de jardinagem e artesanato configura-se como um importante instrumento colaborador do processo de cumprimento da medida socioeducativa, com vistas à ressocialização. Nesse sentido, espera-se que o adolescente se aproprie dos conhecimentos trabalhados, compreendendo-os como uma maneira de desenvolver habilidades, que oportunizem o seu ingresso no mercado de trabalho e também que possam contemplá-lo, enquanto sujeito, que busca apropriar-se de novas oportunidades e novas formas de acessar a vida em sociedade.