Casa de Semiliberdade de Criciúma encaminha adolescentes para cursos profissionalizantes através do Programa Jovem Aprendiz
A Casa de Semiliberdade de Criciúma é uma Unidade Socioeducativa subordinada ao Dease e tem por finalidade atender adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Semiliberdade. Estes adolescentes são residentes preferencialmente da região sul do Estado de Santa Catarina, municípios que compõem a região da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera); AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e AMUREL (Associação dos Municípios da região de Laguna).
A Unidade atende até 12 adolescentes do sexo masculino, na faixa etária de 12 até a idade máxima de 21 anos de idade, conforme preconiza o Art. 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A CSL de Criciúma oferece aos adolescentes atendimento integral socioeducativo previsto no Estatuto da Criança e Adolescente – ECA, visando contribuir para o processo de reintegração sociofamiliar e o resgate da cidadania.
Conforme o preconizado no ECA em seu Artigo 121, os adolescentes da CSL de Criciúma foram matriculados para dar continuidade no processo de escolarização em suas respectivas séries e também no Processo Seletivo do Bairro da Juventude, para realização de cursos profissionalizantes por eles escolhidos. Na ocasião foram inscritos 08 adolescentes, e dos inscritos, três obtiveram sucesso e estão matriculados e frequentando o curso de Mecânica Automotiva.
Por demonstrar empenho, força de vontade e interesse, dois dos adolescentes foram encaminhados para o mercado de trabalho através do Programa Jovem Aprendiz, em uma cerâmica parceira da instituição. No período matutino frequentam o curso profissionalizante e no período vespertino são encaminhados para o trabalho. Cabe ressaltar que os adolescentes têm suas atividades registradas em carteira de trabalho, com 04 horas de trabalho diário, totalizando 20 horas semanais.