Case de Criciúma em destaque na realização de oficinas educativas
O Sistema Socioeducativo entende a necessidade de desenvolver mecanismos que colaborem no processo de cumprimento da medida socioeducativa, permitindo ao adolescente em período de internação perceber-se capaz de aprender e transformar o seu contexto.
As ações socioeducativas culminam para que o adolescente tenha acesso a saberes e práticas que o instrumentalizem enquanto sujeito que participa da sociedade e que para isso precisa atuar de forma responsável e competente, tanto na sua vida pessoal, como para o seu acesso as diferentes formas de trabalho disponíveis.
Neste âmbito, o Case de Criciúma vem desenvolvendo uma série de atividades nas oficinas educativas com os adolescentes da Unidade, com resultados positivos no processo de socioeducação.
Oficina de Panificação
A Oficina de Panificação é desenvolvida por meio de atividades teórico-práticas, que visam possibilitar ao adolescente apropriar-se de conhecimentos como a história da panificação e da confeitaria, noções de segurança alimentar, normas da ANVISA, utilização de equipamentos e utensílios, produção de pães, produção de massas de pizzas, panquecas, bolos e tortas.
Oficina de Bambu
A Oficina de Bambu oportuniza ao adolescente apropriar-se de conhecimentos como a produção de objetos mobiliários e decorativos, instrumentos musicais, cestos, luminárias, vasos, porta-canetas, abajures, porta-copos, porta-velas, entre outras peças exclusivas, funcionais e resistentes.
Oficina de Horta e Jardinagem
A Oficina de Horta e Jardinagem objetiva construir jardim e horta de forma sustentável, possibilitando a reflexão por hábitos saudáveis de alimentação e o cuidado pelas plantas, ensinar o cultivo das frutas, apropriação de noções de fertilização do solo, construção de horta e cultivo de hortaliças como alface, tomate, couve, couve-flor, salsinha, cenoura, que além do aproveitamento na própria Unidade, são disponibilizadas na confecção de um kit para a família. Na Oficina de Horta e Jardinagem é desenvolvido o cultivo de frutas como melão, pitaya, maracujá, além da realização do processo de compostagem. A oficina, além de desenvolver aprendizagens relativas à horta e jardinagem também contribui para qualificação profissional e como mecanismo de subsistência e agricultura familiar.
Oficina de Marcenaria
A Oficina de Marcenaria tem como foco o desenvolvimento de habilidades para a fabricação de móveis como mesas, banquetas, caixas organizadoras, bancadas, abajures e objetos de decoração como porta-celular, entre outros objetos de utilização doméstica.
Oficina de Informática
A Oficina de Informática é desenvolvida no Laboratório de Informática e tem como objetivos capacitar o adolescente para uso básico de equipamentos de informática, manutenção, montagem de computadores, digitação e aprendizado do pacote Office.
Oficina de Sabão e Amaciante
A Oficina de Sabão e Amaciante tem como objetivo a fabricação destes produtos que são utilizados para lavar as roupas dos adolescentes. A fabricação proporciona a percepção de que é possível fabricar para a utilização em casa, de forma mais econômica.
Oficina de Reciclagem
A Oficina de Reciclagem tem como objetivo desenvolver a postura crítica, consciente e atuante em relação às questões ambientais, relacionando os diferentes tipos de materiais recicláveis, proporcionando a experiência de uma atividade que pode vir a se tornar um rendimento extra familiar, uma vez que esta atividade está em plena expansão na região. Além disso, o valor do material reciclado é revertido em insumos para as demais oficinas, através de parceria com empresa especializada.
A oferta de atividades e a diversificação de oficinas educativas nas Unidades Socioeducativas de Santa Catarina possibilitam aos adolescentes desenvolverem habilidades que oportunizem o seu ingresso no mercado de trabalho e contribuindo para o auto sustento ou de sua família, quando da desinternação.
Todas as oficinas são desenvolvidas seguindo rigorosamente com os Protocolos e Normativas da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, para COVID 19.