SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Centro Socioeducativo Regional de São José desenvolve projeto inovador

O Centro Socioeducativo Regional de São José, juntamente com o agente Mauro César Cardoso Silveira, elaborou um projeto inovador que agrega a prática do esporte na modalidade Tênis na Instituição, uma aposta da Gerência da Unidade para fortalecer ainda mais o preceito legal de ressocialização dos internos, tendo como maior mérito a inclusão social dos adolescentes privados de liberdade.

A missão do projeto é proporcionar aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa, a realização de programas na modalidade esportiva, despertando nos jovens o interesse pelo esporte, aliado à garantia de inclusão social. O objetivo é fazer com que a medida socioeducativa de internação seja entendida e aceita não como punição pelos jovens, mas sim, como um período de reflexão, onde o esporte irá mostrar-lhes o quão valoroso é ser um jovem, com valores morais e sociais perene, pois através do esporte desenvolverão o espírito solidário, humanitário e respeito ao próximo. É sabido que o esporte proporciona a integração responsável e muda o destino de milhares de vidas, hoje inclusive, de profissionais de renome.

Busca-se com este projeto esportivo de Tênis, transformar o tempo ocioso em convívio harmonioso, produtivo e de espírito esportivo. O agente idealizador Mauro Silveira buscou os materiais necessários e através do Instituto Guga Kuerten, na pessoa do Sr. Perseu que demonstrou credibilidade no projeto, doando à Unidade materiais de Tênis, bolas de futebol, voleibol, frescobol, entre outros, para que estes materiais, além do tênis possam ser utilizados por estes jovens na instituição.

Contou também com o apoio da Federação Catarinense de Tênis, através da Sra. Andréia, que fez a doação de rede de Tênis, bolinhas e raquetes, bem como do Lira Tênis Clube, que através da atual gestão fez a doação de bolinhas de Tênis. Pessoas e entidades que reconhecem a importância do esporte na vida dos jovens.

A união de esforços e dedicação dos servidores da Unidade CSR de São José e da sociedade materializam os Princípios e Diretrizes preconizados na Constituição da República Federativa do Brasil, no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE e demais Legislações correlatas.

Organização e execução do projeto: Mauro César Cardoso Silveira (Agente de Segurança Socioeducativo)

“Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem” (Rosa Luxemburgo).

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support