Centro Socioeducativo Regional de São José desenvolve projeto inovador

O Centro Socioeducativo Regional de São José, juntamente com o agente Mauro César Cardoso Silveira, elaborou um projeto inovador que agrega a prática do esporte na modalidade Tênis na Instituição, uma aposta da Gerência da Unidade para fortalecer ainda mais o preceito legal de ressocialização dos internos, tendo como maior mérito a inclusão social dos adolescentes privados de liberdade.

A missão do projeto é proporcionar aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa, a realização de programas na modalidade esportiva, despertando nos jovens o interesse pelo esporte, aliado à garantia de inclusão social. O objetivo é fazer com que a medida socioeducativa de internação seja entendida e aceita não como punição pelos jovens, mas sim, como um período de reflexão, onde o esporte irá mostrar-lhes o quão valoroso é ser um jovem, com valores morais e sociais perene, pois através do esporte desenvolverão o espírito solidário, humanitário e respeito ao próximo. É sabido que o esporte proporciona a integração responsável e muda o destino de milhares de vidas, hoje inclusive, de profissionais de renome.

Busca-se com este projeto esportivo de Tênis, transformar o tempo ocioso em convívio harmonioso, produtivo e de espírito esportivo. O agente idealizador Mauro Silveira buscou os materiais necessários e através do Instituto Guga Kuerten, na pessoa do Sr. Perseu que demonstrou credibilidade no projeto, doando à Unidade materiais de Tênis, bolas de futebol, voleibol, frescobol, entre outros, para que estes materiais, além do tênis possam ser utilizados por estes jovens na instituição.

Contou também com o apoio da Federação Catarinense de Tênis, através da Sra. Andréia, que fez a doação de rede de Tênis, bolinhas e raquetes, bem como do Lira Tênis Clube, que através da atual gestão fez a doação de bolinhas de Tênis. Pessoas e entidades que reconhecem a importância do esporte na vida dos jovens.

A união de esforços e dedicação dos servidores da Unidade CSR de São José e da sociedade materializam os Princípios e Diretrizes preconizados na Constituição da República Federativa do Brasil, no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE e demais Legislações correlatas.

Organização e execução do projeto: Mauro César Cardoso Silveira (Agente de Segurança Socioeducativo)

“Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem” (Rosa Luxemburgo).