Comitiva de Minas Gerais realiza visita técnica para conhecer trabalho de gestão do Sistema Prisional de Santa Catarina
Integrantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP/MG) e do Tribunal de Justiça (GMF/MG) do Estado de Minas Gerais, estiveram entre os dias 8 e 12 de maio, em visitas técnicas nas unidades prisionais catarinenses e na sede do Departamento de Polícia Penal, para conhecer e trocar experiências sobre os modelos de cogestão e industrial aplicados em Santa Catarina.
“Essas trocas de experiências são fundamentais para a evolução do sistema prisional em todo território brasileiro e Santa Catarina tem muito que oferecer, e estaremos sempre abertos a esse tipo de ação”, comentou o Secretário Edenilson Schelbauer.
A comitiva mista de Minas Gerais visitou unidades de Itajaí e Curitibanos a fim de verificar todos os eixos temáticos do sistema prisional, mas a atividade laboral foi um dos temas mais destacados. “A atividade laboral é uma das principais ferramentas do Governo do Estado para o Sistema Prisional de Santa Catarina, e temos orgulho de podermos compartilhar nossas experiências e aprendizado com outros Estados da Federação”, disse Leo Feliciano, Diretor-Geral do Departamento de Polícia Penal da SAP/SC.
De acordo com Larissa Menacho Ferreira, assessora da Superintendência de Humanização do Atendimento – SEJUSP/MG, Santa Catarina é referência no funcionamento do Fundo Rotativo e trabalho do custodiado e a troca de experiência foi muito bem sucedida pela comitiva. “O Sistema Penitenciário mineiro é robusto e os percalços diários, por vezes os mesmos enfrentados nos demais estados. Por esse motivo, as oportunidades de troca de experiências e boas práticas são enriquecedoras e de extrema relevância na busca de soluções para os desafios da segurança pública”, ressaltou.
Estiveram presentes na comitiva: Patrícia Costa de Mello – Chefe de Gabinete do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Thiago Alvarenga Araújo – Assessor do Gabinete do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Jober Gabriel de Sousa – Diretor de Saúde e Psicossocial, Larissa Menacho Ferreira – Assessora da Superintendência de Humanização do Atendimento, José Luiz de Moura Faleiros – Desembargador Supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas – GMF/MG, e Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro – Juiz de Direito e Coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas – GMF/MG.
Atenderam a comitiva de Minas Gerais o Secretário da SAP, Edenilson Schelbauer, a Desembargadora Cíntia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer do TJSC, o Diretor-Geral do DPP, Leo Feliciano e demais servidores da Polícia Penal de Santa Catarina.