SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

Convênio entre SAP e Epagri incrementa produção agrícola nas unidades prisionais e socioeducativas

A produção agrícola, que já ocupa lugar de destaque nos sistemas prisional e socioeducativo catarinense, vai receber um novo incremento. Um convênio assinado nesta quinta-feira (24) entre a SAP e a Epagri prevê que técnicos da Empresa façam o assessoramento técnico a fim de melhorar a produtividade e a qualidade do que é cultivado nas unidades prisionais e socioeducativas.

Nas unidades prisionais, a produção agropecuária é realizada pelos internos e, no sistema socioeducativo, pelos adolescentes em conflito com a Lei. “Sempre procuramos oferecer vaga de trabalho para os apenados, em atividades profissionais que estejam focadas na vocação econômica da região. Desta forma, ao ganhar a liberdade, ele já tem uma profissão e uma experiência para retornar ao mercado de trabalho”, destacou o Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima.

A Presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, disse que a instituição pode contribuir em várias frentes com o trabalho que vem sendo desenvolvido nas unidades. “Tenho o entendimento que essa parceria é uma ação social, uma oportunidade de crescimento para a sociedade em geral”, destacou Edilene. Segundo ela, além de melhorar a produtividade, as informações que as áreas levarão às unidades estimulam o consumo de alimentos saudáveis, a responsabilidade ambiental e a sustentabilidade, entre outros aspectos.

Durante a solenidade de assinatura do convênio, na sede da SAP, o Secretário Adjunto, Edemir Alexandre Camargo Neto apresentou a dinâmica da atividade laboral nas unidades prisionais que hoje mantém cerca de 7 mil presos trabalhando, ganhando salário e retornando 25% deste valor ao Fundo Rotativo, ferramenta que permite que o percentual arrecadado seja investido na unidade. “Outro fato relevante é que o interno resgata a sua escolaridade”, assinalou o Secretário Adjunto. Santa Catarina tem 13,8 mil internos em atividade educacional, seja no Programa Despertar pela Leitura e no ensino formal.

O Secretário Leandro Lima enfatizou que a parceria entre a SAP e a Epagri demonstram na prática uma premissa do Governo Carlos Moisés. “Proporcionar mais entregas para a sociedade catarinense”, finalizou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support