Curso de Inteligência Penal e Socioeducativa: Preparando Profissionais para o Combate ao Crime Organizado em Santa Catarina
Foi formada nesta semana a primeira turma do Curso de Inteligência Penal e Socioeducativa (CIPS), iniciativa conjunta da Diretoria de Inteligência e Informação (DINF) em parceria com a Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (ACAPS). Foram formados 23 alunos entre os dias 17 de julho e 2 de agosto, em turma composta por policiais penais e agentes de segurança socioeducativos da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP).
O principal objetivo do CIPS, conforme destacado pelo Diretor de Inteligência e Informação, André G. da Silveira, é capacitar novos profissionais de Inteligência para combater o crime organizado, fornecer informações relevantes para subsidiar a tomada de decisões pelas autoridades da SAP e promover ações estratégicas que garantam a segurança no âmbito do Sistema Penal e Socioeducativo catarinense.
As turmas do CIPS são compostas por servidores efetivos da SAP e, ocasionalmente, por membros de instituições parceiras que colaboram na esfera de Inteligência e Segurança Pública. As indicações para participação no curso são analisadas e aprovadas pela DINF.