SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Deap reativa UPA de Ituporanga e extingue unidades mistas no sistema prisional de SC

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e o Departamento de Administração Prisional (Deap) reativaram nesta quinta-feira (07), a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Ituporanga. Desta forma o estado de Santa Catarina atinge outro patamar na administração penitenciária ao extinguir as unidades mistas, podendo trabalhar as especificidades e necessidades de cada gênero. “O fim das unidades mistas é um marco para o sistema prisional catarinense. A reativação da UPA foi integralmente realizada pelos operadores do sistema, o que demonstra a qualidade dos nossos policiais penais e o comprometimento com a segurança dos catarinenses. Trabalhamos para cada vez mais oferecer dignidade no cumprimento da pena e condições para que internos e internas tenham possibilidade de buscar a sua reabilitação social e econômica”, destacou o Diretor do Deap, Vladecir Souza dos Santos.

O Secretário da SAP, em exercício, Edemir Alexandre Camargo Neto, enfatizou a união de esforços de todos os setores do governo do Estado para ativar a unidade. “Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, conseguimos manter os processos de gestão da SAP. Prova disso é a reativação da UPA que supre algumas demandas: abre vagas nas unidades masculinas, permite um atendimento mais adequado às necessidades das internas e, por fim, extingue as unidades mistas em SC”, assinalou o Secretário Edemir Alexandre Camargo Neto.

A UPA de Ituporanga tem capacidade para receber 62 internas. No total, a UPA recebeu investimento superior a R$ 700 mil que foram usados na reforma da estrutura física, na compra de equipamentos e instalação de mobiliário para atender áreas administrativas, operacionais e locais de convívio das internas. A unidade tem escâner corporal, equipamento que reforça a segurança, uma vez impede que uma visita, por exemplo, ingresse na unidade com algum objeto ilícito no corpo. “A reativação da unidade atende uma importante demanda da região”, observou o Gerente Regional, Cleverson Drechsler.

UPA DE ITUPORANGA

Toda a operação de transferência das internas foi realizada pelo Núcleo Operações Tática (NOT) de Lages, com apoio dos Grupos de Escolta de Blumenau, Itajaí, Joinville, Mafra e Tijucas. Além do diretor do Deap, Vladecir Souza dos Santos, acompanharam e fiscalizaram as transferências os gerentes das regionais Norte, João Renato Schitter; Serrana e Meio Oeste, Diego Costa Lopes; do Médio Vale, Cleverson Henrique Drechsler; o Gerente de Operações, Robson Oliveira e a Gerente do Serviço de Operações e Escoltas (SOE), Caroline Liberali Ghem.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support