Detentos do sistema prisional catarinense realizarão o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos
Santa Catarina é referência quando o assunto é ressocialização no sistema prisional. Nos dias 29 e 30 de outubro, 12.598 detentos do sistema prisional catarinense irão realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2024.
Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2002, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.
As provas serão aplicadas por uma empresa contratada nas 52 unidades prisionais do Estado. O exame terá quatro provas objetivas, por nível de ensino, nas seguintes áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias, e redação; ciências humanas e suas tecnologias.
“Este exame é destinado àquelas pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada, para poderem obter a certificação de conclusão. Essa é mais uma oportunidade de elevação de escolaridade que a SAP oportuniza para as pessoas privadas de liberdade, visando promover a reinserção social ao final do cumprimento de sua pena”, destacou Josiane Melo, coordenadora de Desenvolvimento Educacional do Departamento de Polícia Penal de SC.