SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

DINF participa de Seminário Regional de Integração das Agências de Inteligência Penitenciária Sul

O Diretor de Inteligência e Informação (DINF) da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, Ricardo Ferreira, participou do I Seminário Regional de Integração das Agências de Inteligência Penitenciária Sul (I SERIIPEN), no Paraná. O evento promovido pela Diretoria de Inteligência Penitenciária do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) foi realizado em Curitiba e debateu novas perspectivas do tema no cenário nacional.

Além de Santa Catarina, o evento conta com participantes dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, que vieram à capital paranaense para compartilhar experiências, discutir temas relevantes e tratar de doutrinas e práticas. Participam deste seminário analistas, diretores e chefes regionais do sistema penitenciário, bem como profissionais convidados de outras instituições como Polícia Militar, Polícia Civil, Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, e Tribunal de Justiça.
Durante a abertura do evento, na terça-feira (30), o secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, ressaltou que a participação dos representantes da inteligência penitenciária de cada estado culmina em resultados mais eficientes.

“Não temos como pensar na segurança pública sem o setor de inteligência e, em especial, a penitenciária. Constantemente somos desafiados a atualizar procedimentos e reforçar as ações preventivas nas unidades penais e não há outra forma de fazer isso senão com o incentivo à educação continuada e o constante aperfeiçoamento dos nossos profissionais”, disse.
O diretor de Inteligência Penitenciária Nacional, Josélio Azevedo de Souza, conta que um dos principais objetivos do seminário é identificar as boas práticas e as expertises que cada estado tem, as quais podem ser readequadas às realidades de outras unidades da Federação. O Paraná, na visão do diretor, tem várias qualidades na gestão e na operacionalização da inteligência no setor penitenciário

“O Paraná é um estado muito importante, não só por se dispor a sediar nosso primeiro evento, como também por prestar apoio muitas das nossas ações e contribuir com este cenário de compartilhamento de informações e estratégias. A União pode e deve destinar aos estados com know-how tecnologia, recursos materiais e centralização da gestão, os quais têm sido apresentados durante o seminário e serão reiterados nos próximos dias”, disse.
Os profissionais de outras forças de segurança pública do Paraná e dos demais estados do Sul participam das atividades e vão contribuir para fortalecer a integração. De acordo com o diretor de Inteligência e Informação da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Socioeducativa de Santa Catarina, Ricardo Ferreira, a integração ajudará o sistema penitenciário brasileiro a avançar ainda mais. “Tivemos a oportunidade de trazer todo o nosso staff de Santa Catarina para compartilhar o que temos de melhor e absorver, na mesma medida, o que a inteligência no meio prisional e socioeducativo dos demais estados pode oferecer em benefício da Segurança Pública do Sul do Brasil”, disse.

Já o representante da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul, Thiago da Silva Agne, destaca que o momento é de explorar cada vez mais os recursos da inteligência diante da evolução constante da criminalidade. “Esta iniciativa, que une a área da inteligência prisional do Sul do País, é um ponto decisivo para a segurança pública, pois permite o compartilhamento aprofundado de dados e a cooperação entre todas as forças de segurança”, contou.

“Buscamos aprimorar, equipar e trazer uma nova filosofia de trabalho aos nossos integrantes, até porque eu também sou oriundo da inteligência. Então buscamos aprimorar este serviço e dar uma qualificação e um treinamento já voltado para questões futuras”, destacou o diretor-geral do Deppen, Francisco Caricati.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias do Governo do Parana

Fotos: SESP/PARANÁ

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support