Equipes de SC e RS trocam expertise em táticas e técnicas de intervenção prisional

O diretor adjunto operacional do Departamento de Administração prisional (Deap), Carlos Alves e Marcos de Roberto de Souza, representando o Grupo Tático de Intervenção (GTI), visitaram Divisão de Segurança e Escolta (DSE), Escola do Serviço Penitenciário e Grupo de Ações Especiais (GAES) da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), no Rio Grande do Sul. O objetivo da missão realizada na quinta-feira (16) foi promover a  integração entre as equipes e aprimorar técnicas e táticas relativas ao sistema prisional. “O compartilhamento de experiências entre as equipes contribuirá para melhorar a eficiência nas respostas em situações de crise. Nossos centros de ensino são fundamentais para esta integração”, observou Carlos Alves.

O GAES é uma equipe de intervenção com reconhecimento nacional e consolidada há mais de 10 anos e atua com extrema perícia em suas operações. “Durante a reunião com o chefe de divisão GAES Juliano Manuel Moro, percebemos seu elevado grau de conhecimento técnico e que nossas equipes trabalham de forma semelhante”, comentou Alves.

O Deap agradece ao Secretário de Serviços Penitenciários, Cesar Faciolli, e aos responsáveis pelas equipes especializadas: Juliano Manoel Moro (GAES), Luigi Munhoz Barbosa (DSE), Alexandre Bobadra, Diretor da Escola do Serviço Penitenciário e aos agentes penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul pelo compartilhamento de informações e experiências. Destacamos e agradecemos ainda a parceria do agente penitenciário Fábio Miguel Duarte Pereira, agente de inteligência da 10ª Delegacia Penitenciária, que intermediou e a acompanhou a visita.