SAP – Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Fórum de dirigentes do Sistema Socioeducativo foi aberto nesta segunda-feira em Florianópolis

Com o objetivo de promover a articulação entre os dirigentes e integrar práticas de gestão, foi aberto nesta segunda-feira, 19, em Florianópolis, o Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fonacriad.

“A socioeducação precisa ser melhor entendida como política pública, e o objetivo deste Fórum é articular todas as experiências do Brasil voltadas para o adolescente em conflito com a lei de acordo com o que é preconizado pelo Sinase, o Sistema Nacional Socioeducativo”, declarou o Secretário de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), Leandro Lima, na solenidade de abertura do evento realizada na sede do Ministério Público Estadual.

A Secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), Berenice Giannella, e o coordenador nacional do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Ricardo Peres da Costa também participaram da abertura do evento.

De acordo com Peres, o Brasil possui atualmente 27 mil adolescentes cumprindo medida de internação e de internação provisória e de semiliberdade, são as chamadas medidas de privação de restrição de liberdade; e em torno de 120 mil cumprindo liberdade assistida e prestação de serviço a comunidade, onde permanecem com os familiares. “É um número que cresce, no entanto estamos trabalhando para melhor atender esta população e oferecer uma condição diferente que ajude este adolescente a refletir e encontrar um novo caminho”, destaca o coordenador.

O Diretor do Departamento de Administração Socioeducativo (Dease), Zeno Tressoldi, a presidente do Fonacriad, Elisângela Cardoso, e demais autoridades, também participaram da abertura do evento que encerra na quarta-feira na Capital.

1ª Reunião Técnica do FONACRIAD – 2018

PROGRAMAÇÃO
Data: 19, 20 e 21 de março de 2018.
Local: Auditório do MPSC, Rua Bocaiúva, 1750, Casa do Barão, Centro, Florianópolis.

Dia 20/03/18 – terça-feira:
(Programação Interna – gestores estaduais)
8h30min – Relato do Atendimento Socioeducativo nos Estados da Federação;
10h – intervalo;
10h20min – Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e Coordenação Nacional do Sinase: a) Status dos Grupos de Trabalho: Normativas de Segurança; b) Convalidação da 2ª. Oficina referente à construção dos Parâmetros Nacionais para a Medida Socioeducativa de Semiliberdade; c) Pesquisa da SENAD/USP; d) Socialização dos levantamentos 2015 a 2016; e) Demais informes;
11h20min – Interface da Socioeducação e FONACRIAD com os Colegiados e instancias Nacionais: CONANDA, CNJ, FONSEAS e MDS;
12h – Almoço;
13h30min – A Gestão Administrativa e Financeira a Serviço da Socioeducação: relato de experiência dos estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pará.
16h – Intervalo;
16h20min – Debate e interação com a plenária, a partir dos diferentes contextos Administrativos e Financeiros vividos pelos Estados;
19h – Jantar e convivência.

Dia 21/03/18 – quarta-feira:
8h30min – Construção da Agenda Estratégica do FONACRIAD para 2018/2019.
9h30 – Informes Gerais
9h50 – Definição de pauta para a 2ª reunião temática do FONACRIAD, no ano de 2018;
10h10 – Intervalo;
10h30min – Case de parceria entre Sistema Socioeducativo e Judiciário em São Miguel do Oeste. Dra. Larissa Takashima – Ministério Público de SC – e Dr. Júlio Antônio Bagetti, Advogado da Prefeitura de São Miguel do Oeste.
12h – Almoço;
13h30min – Avaliação do encontro;
14h – Encerramento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support