Gerente do Presídio Feminino de Florianópolis é homenageada na Câmara Municipal

Na última segunda-feira, 17, foi assinado um termo de cooperação para a implantação do projeto Cozinha Solidária, no Presídio Feminino de Florianópolis. Trata-se de uma cozinha industrial que funcionará como uma escola e oferecerá formação técnica para as presas da unidade prisional, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

cozinhasolid002O Projeto envolve o Ministério do Trabalho, o Sindicato da Indústria e da Construção de Florianópolis, o Instituto consulado da Mulher, Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis e o Vereador Vanderlei Farias (Lela), um dos idealizadores do projeto junto com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Para Bianca Calil Petri Guimarães, Gerente da unidade, este é mais um importante passo na história do Presídio Feminino. “Hoje todas as nossas internas realizam algum tipo de atividade laboral dentro da unidade prisional e estão livres do ócio. Agora poderemos oferecer também formação técnica e profissional. Esse é o caminho da ressocialização e nossa unidade está de portas abertas às parcerias e boas ideias”.

cozinhasolid003O trabalho de Bianca à frente do Presídio Feminino de Florianópolis têm chamado a atenção de autoridades e entidades sociais. Por isso, o Vereador Lela a indicou para receber uma honraria da Câmara Municipal de Florianópolis, a medalha Zumbi dos Palmares. A homenagem visa reconhecer pessoas e entidades que realizaram relevantes trabalhos ou que se destacaram no combate a qualquer tipo de discriminação e preconceito na defesa da promoção da vida.

cozinhasolid004Em sessão solene realizada ontem, na plenária da Câmara Municipal de Florianópolis, Bianca recebeu a medalha Zumbi dos Palmares na presença dos vereadores municipais e convidados, como reconhecimento pelo trabalho de valorização à vida, ressocialização e humanização realizados no Presídio Feminino de Florianópolis.

Já na solenidade que se realizou no auditório da Delegacia Regional do Trabalho estiveram presentes o Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego, Luis Miguel Vaz Viegas, o secretário da justiça, Sady Beck Junior, a gerente do Presídio Feminino, Bianca Calil, o diretor do Departamento de Administração Prisional, Leandro Antônio Soares Lima, o superintendente do IGEOF, Everson Mendes, e o vereador da Câmara Municipal de Florianópolis, Vanderlei Farias.