SEJURI – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social

GMF inspeciona unidades Presídio e Penitenciária de Tubarão

SAP BOLETIM COVID 18 09 2020

O Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Edemir Alexandre Camargo Neto e o Secretário Adjunto, Vladecir Souza dos Santos, receberam nesta quinta-feira (02), em Tubarão, a visita da Desembargadora Cinthia Schaeffer, Coordenadora do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Sistema Prisional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
O objetivo da visita foi inspecionar o Complexo Penitenciário de Tubarão – formado pelo Presídio e pela Penitenciária – para conferir os trabalhos desenvolvidos na recuperação das unidades, fortemente impactadas pelas chuvas que atingiram a Região Sul, no início de maio. “A operação que começou com a transferência de mais de 700 presos no dia 04 de maio, terminou nesta quinta-feira (02) com o retorno de todos os internos”, disse o Secretário da SAP, Edemir Alexandre Camargo Neto.

O titular da SAP assinalou que a união dos policiais penais, agentes de segurança socioeducativos, Polícia Militar, Bombeiro Militar, Polícia Civil, PRF, OAB, Defensoria, Poder Judiciário, Defesa Civil e Prefeitura foi determinante para vencer mais uma etapa da operação. Ele também destacou o auxílio prestado pelos integrantes do Jeep Clube de Tubarão que auxiliaram a comunidade, em função da enchente. “A união e a interlocução assertiva entre todas as instituições, somada à abnegação de nossos servidores foram fundamentais para que pudéssemos manter o sistema estável”, enfatizou.
Em seu pronunciamento a Desembargadora destacou que o trabalho realizado pelos servidores da SAP – policiais penais, agentes de segurança socioeducativos e de áreas técnicas – foi surpreendente. “Tubarão nos deu um susto porque nunca tivemos nada tão urgente e tão rápido como o que aconteceu aqui. A SAP se mobilizou para que não se perdesse nenhuma vida, encontrando um espaço para 750 pessoas num sistema prisional com capacidade esgotada. Foi uma situação emergencial e difícil, mas SAP se mobilizou para que o sistema não fosse ainda mais sobrecarregado.”

A Desembargadora Cinthia lembrou ainda que foram feitas inúmeras reuniões entre SAP e o Poder Judiciário. “Cobramos muito, exigimos muito, mas hoje sou obrigada a reconhecer que o objetivo foi atingido. A SAP cumpriu com o que prometeu e isso nos dá tranquilidade. Sabemos que houve um envolvimento grande de todos os setores para que o prazo fosse cumprido. Afiançamos que daria certo. Estou feliz em ver uma instituição que cumpre com sua obrigação, com sua palavra”, afirmou. “Fizemos a inspeção e nos surpreendeu o que encontramos. A SAP obteve um êxito institucional e entre instituições. Manteve a ordem, a disciplina e recuperou a unidade”, observou a Desembargadora.

O Presidente da OAB Tubarão, João Batista Blasius, cumprimentou os policiais penais e dos agentes de segurança socioeducativos pela pronta resposta diante da inundação das unidades. “Desde que tomamos conhecimento da situação acompanhamos tudo de perto e isso nos deu segurança para informarmos aos familiares que poderiam ficar tranquilos.”
A Defensora Pública Susi Maria Comelli Boing cumprimentou a SAP pela atuação frente à emergência provocada pela chuva. “Hoje nos cabe elogiar o trabalho de cada um de vocês. A Defensoria atua em prol dos seus assistidos, em nome da Defensoria Pública gostaria de agradecer a SAP por ter preservado tantas vidas. Fiquei impressionada com a visita que eu fiz hoje. A unidade está igual antes da enchente”, afirmou Susi Maria Comelli Boing.

Também participaram do encontro o Diretor-geral do DPP, Cleverson Drechsler; a assessora do Secretário da SAP, Juliana Borges Medeiros; a Superintendente da Regional Sul, Maira Montegutti; o Diretor da Penitenciária, Guilherme Martins; o diretor do Presídio Reginaldo Marcolino Junior; o Diretor de Inteligência Ricardo Ferreira; Superintendente de Operações, Robson Oliveira; o Diretor-geral do Dease, Zeno Tressoldi e o Diretor do Casep Felippe Pereira Corrêa, além de policiais penais e agentes de segurança socioeducativos do Casep de Tubarão.

GMF inspeciona unidades 2

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support