Governo de Santa Catarina promove formação de novos agentes penitenciários em Curitibanos
A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), através da Academia de Justiça e Cidadania (Acadejuc), realizou nesta segunda-feira, 17, a aula inaugural do Curso de Formação Inicial de Agentes Penitenciários, com os aprovados remanescentes do último concurso realizado em 2013. São 264 agentes penitenciários que atenderão todas as regiões do Estado de Santa Catarina.
As aulas teóricas serão ministradas na Universidade do Contestado (UnC), no Campus de Curitibanos, já as aulas práticas ocorrerão na Penitenciária da Região de Curitibanos, localizada no município de São Cristóvão do Sul, até o dia 16 de outubro. Segundo o diretor da Acadejuc, Marcelo Coelho, a Formação Inicial, com um total de 390 horas/aula, foi concebida para desenvolver habilidades necessárias ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo de agente penitenciário. “Durante as aulas, teóricas e práticas, os alunos terão acesso a diversos conteúdos como Rotinas Administrativas, Defesa Pessoal, Armamento e Tiro, Criminologia e Direitos Humanos”, explica Coelho.
O secretário-adjunto de Estado da Justiça e Cidadania, Leandro Antônio Soares Lima, ministrou uma palestra durante a aula inaugural onde apresentou aos alunos todo o sistema prisional do Estado de Santa Catarina, falou sobre profissionalismo, ética e trabalho em equipe. “Vocês encontrarão hoje um sistema prisional bastante diverso do qual encontrei há 26 anos quando tomei posse como agente penitenciário. Encontrarão uma categoria cada vez mais valorizada, reconhecida, respeitada e a partir de agora farão parte do nosso maior projeto: a consolidação do melhor sistema prisional do Brasil”.
Para a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca, a contratação dos novos agentes será um reforço fundamental para melhorar a segurança e o atendimento em todas as unidades de Santa Catarina. “Além de capacitação e treinamento, estamos sempre lutando para garantir melhores condições de trabalho para os nossos agentes, com uniforme, equipamentos, armamentos e novas viaturas, além de uma condição salarial que melhora a cada dia aliada à uma gestão eminentemente técnica”, complementa a secretária.
Durante a solenidade também estiveram presentes gestores prisionais, agentes penitenciários de diversas regiões do Estado, autoridades locais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, do Departamento de Administração Prisional, vereadores municipais, o prefeito em exercício de Curitibanos, Aldo Dolberth, e a prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind.