Inaugurado o Presídio Masculino de Lages

O governador Raimundo Colombo e a secretária da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca, inauguraram, nesta segunda-feira (5), o Presídio Masculino de Lages, com capacidade para abrigar 352 detentos, oito em cada cela, do regime fechado. O Governo do Estado investiu R$ 8,7 milhões na unidade prisional. “Há dez anos, Santa Catarina tinha seis mil presos e hoje esse número saltou para 16 mil. No modelo tradicional de presídios, 90% dos detidos voltam a cometer delitos. Com esta unidade, focada na ressocialização, temos condições de evoluir para reinserção dos presos na vida comunitária e no mercado de trabalho”, afirma o governador Raimundo Colombo. São 3,9 mil m² de área total incluindo cozinha, enfermaria, consultórios médico e odontológico, salas para o setor administrativo, solários, espaços para revista e alojamentos dos agentes e guarda externa. O presídio, localizado no bairro Santa Clara, ainda conta com quatro galpões de trabalho de cem metros quadrados cada um. A unidade será administrada em regime de co-gestão com a empresa Reviver. São 120 funcionários distribuídos em 42 postos e 12 agentes penitenciários do Estado. “Vamos instalar fábricas e oficinas nestes galpões para colocar em prática nossa meta de ressocializar. Dar emprego ao detento para que ele sinta-se útil e tenha condições de retornar plenamente à sociedade com vontade de viver”, enfatiza a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada De Luca. A Secretaria da Justiça e Cidadania, em conjunto com o Departamento de Administração Prisional (Deap), está cuidando de toda a parte operacional referente a transferência dos detentos, que atualmente cumprem pena no presídio do bairro São Cristóvão. O ex-administrador da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Correia Pinto, Márcio de Oliveira, será o responsável pela unidade. Também estiveram presentes na solenidade o secretário regional Jurandi Domingues Agustini, o prefeito Renato Nunes de Oliveira, representantes de diversas entidades e demais autoridades. (Denise Lacerda – Assessora de Imprensa – SJC)