Troféu Formiguinha 1

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) irá receber, na próxima segunda-feira (07), o Troféu Formiguinha. Concedido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), a distinção é em reconhecimento à implantação dos projetos de compostagem nos Complexos Prisionais de São Cristóvão do Sul e de Chapecó. O Troféu Formiguinha foi criado em 2019 para incentivar ações ambientais e mobilizar a população para a importância da destinação correta de resíduos sólidos.
“Nossas unidades prisionais e socioeducativas têm uma preocupação grande com a sustentabilidade e, inclusive, já existem diversas ações em curso, como por exemplo, em Tijucas, onde há uma pátio de compostagem em atividade. Lá já temos uma experiência bem-sucedida. Pretendemos estender projetos de compostagem para o maior número possível de unidades”, disse o Secretário da SAP, Edemir Alexandre Camargo Neto.
O projeto de compostagem da SAP foi viabilizado por meio de recursos do TJSC, na ordem de R$ 390 mil. “Nosso projeto é simples: recebemos o resíduo orgânico e transformamos em adubo que poderá ser comercializado ou usado na área agrícola das unidades”, observa o Policial Penal e também Engenheiro Agrônomo Gustavo Reche Santa Rosa.
O Coordenador do Projeto Penso, Logo Destino (PLD), servidor do IMA, Cícero Brasil, enfatizou que a destinação correta de resíduos é, também, uma questão de saúde pública. “Há equipamentos que são jogados no lixo, como tubos de imagem de TV, que contêm metais pesados. Isso contamina o solo e tudo o que é produzido nele como, por exemplo, as hortaliças e isso pode comprometer a saúde do cidadão”, assinalou Cícero.
Para o Coordenador do PLD essa é a essência do Troféu Formiguinha. “Trabalhar como formiguinha mesmo, um trabalho em equipe sempre estimulando as pessoas a praticarem ações ambientais, porque consciência da importância de separar o lixo todo mundo tem, mas ainda tem gente não pratica. E nesse sentido trabalhamos para criar uma capilaridade, mobilizando diversos setores da sociedade como, por exemplo, estudantes e agentes de saúde, que serão importantes multiplicadores”, enfatizou Cícero.

Compostagem

 Troféu Formiguinha 3
A compostagem é uma das ações que mais contribui para a redução dos gases do chamado efeito estufa. Diferente do aterro sanitário – que gera a produção de gás metano e óxido nitroso – no processo de compostagem, forma-se dióxido de carbono ou gás carbônico, além de água e biomassa, também chamada de húmus.
A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do resíduo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.