congresso estadual

Com o Projeto Pôster intitulado ACS Como Protagonista da Implantação da Estratégia de Saúde da Família no Sistema Prisional, a equipe da UBSP (Unidade Básica de Saúde Sistema Prisional) do Presídio Regional de Joinville (PRJ) alcançou o 3° lugar na modalidade concorrente no Congresso Estadual de Políticas Públicas e Participação Social. Os profissionais da saúde, vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Joinville, Sra. Eliana Garcia dos Santos Paterno (coordenadora da UBSP), Sr. Leandro Alberto Grassi (enfermeiro UBSP) e a Sra. Lucilene Gomes da Silva (assistente social da UBSP), apresentaram o pôster do trabalho desenvolvido no PRJ, levando ao conhecimento dos participantes do evento e, por consequência, estreitando laços com as instituições presentes.

O evento, que ocorreu na Universidade de Santa Cruz do Sul - RS, em parceria com a Secretaria de Justiça, Sistema Penal e Socioeducativo, a Secretaria Estadual de Saúde e com a Federação dos Conselhos da Comunidade do Rio Grande do Sul, está na sua segunda edição, marcado pela intersetorialidade e interinstitucionalidade, com participantes do Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros.

O município de Joinville destaca-se no cenário nacional quanto à operacionalização da Política Social de Saúde para a População em Situação de Privação de Liberdade, fortalecendo a Política de Atenção Básica com a ESF – Estratégia da Saúde da Família – implementada nas UBSP’s, despontando um novo marco no atendimento à saúde para a população em situação de privação de liberdade, na efetivação dos direitos à saúde desta população e por garantir um acesso equitativo, universal e integral.