Imagem do WhatsApp de 2023 05 30 às 14.48.181

Representantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) apresentaram nesta terça-feira (3) ao Secretário Edenilson Schelbauer os resultados do convênio firmado entre a instituição de ensino e a SAP na promoção de estratégias e procedimentos de desenvolvimento social e inclusivo de apenadas do sistema prisional feminino de Santa Catarina. Na ocasião foi mostrada a confecção da cartilha com direitos e deveres das mulheres em cumprimento de pena e de bolsas e sacolas produzidas pelas internas com a reutilização de material têxtil de descarte.

De acordo com o Secretário Edenilson Schelbauer, esses convênios com a iniciativa pública ou privada e que visam o desenvolvimento da ressocialização dos apenados do sistema prisional irão sempre corroborar com os anseios do Governo do Estado na busca do trabalho pela liberdade. “Nossa meta, enquanto agentes públicos, é oferecer condições dignas e efetivas de ressocialização à população privada de liberdade, trazendo benefícios diretos à sociedade e desonerando o estado”, disse.

O projeto Asas e Raízes, desenvolvido em parceria com o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG) da UDESC, busca a capacitação profissional das apenadas e produziu de um diagnóstico do sistema prisional feminino na Grande Florianópolis a fim de verificar condições de oferecer alternativas a essas mulheres em prisão provisória, preventiva, domiciliar e regime semiaberto.

“Detectamos diferenças (no trabalho de ressocialização) das mulheres em relação aos homens da população privada de liberdade. Desta forma, trabalhamos no oferecimento de curso de capacitação e na elaboração de cartilhas onde falamos dos diversos direitos que essas mulheres têm após saírem das unidades prisionais”, argumentou a Prof. Clerilei Bier, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Sapientia na ESAG/UDESC.

Imagem do WhatsApp de 2023 05 30 às 14.48.18

Já a Prof. Neide Schulte, Coordenadora do Centro de Artes, Design e Moda (CEART) na UDESC, destaca que o Projeto Ecomoda UDESC procurou desenvolver as capacitações destas mulheres. “Nossa intenção é que esse conhecimento adquirido seja revertido em produtos e serviços para gerar renda a essas mulheres, fortalecendo esse vínculo com a ressocialização”, completou.

O projeto Asas e Raízes é coordenado pela professora Clerilei Bier e também conta na equipe com estudantes de graduação e pós-graduação da UDESC. As ações de formação das mulheres apenadas são realizadas por meio de parcerias com a Secretaria de Administração Prisional de Santa Catarina, o Departamento de Polícia Penal e o projeto Ecomoda, do Centro de Artes da UDESC.