CSSPPO
O Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Edemir Alexandre Camargo Neto, participou da reunião do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial (CSSPPO) na segunda-feira (23), na sede da instituição, em Florianópolis

Presidido pelo Perito-Geral Giovani Eduardo Adriano, a reunião contou com a presença da Desembargadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, Chefe do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional de SC; do Delegado-Geral da Polícia Civil, Marcos Flávio Ghizoni Júnior; Comandante-Geral dos Bombeiros, Coronel BM Marcos Aurélio Barcelos; do Comandante-Geral da PM, Coronel Marcelo Pontes, da Diretora-Geral do Departamento de Polícia Penal, Juliana Borges Medeiros e do Superintendente da Polícia Rodoviária Federal em SC, Inspetor André Saul do Nascimento.

SEOP 3

No período de 16 a 20 de maio de 2022, a Superintendência de Segurança e Operações (SEOP), atuou junto as chefias de segurança do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, buscando analisar a rotina e atividades das unidades policiais penais, com o objetivo de auxiliar na implantação e padronização de procedimentos em observância a Lei n 7.210/1984 (LEP), Lei Complementar n 529/2011 (Regimento Interno dos Estabelecimentos Penais do Estado de Santa Catarina) e Instrução Normativa n 001/2019 (Dispõe sobre os procedimentos operacionais de segurança a serem adotadas pelas Unidades Policiais Penais do Estado de Santa Catarina).

A SEOP tem buscado se aproximar das Chefias de Segurança das Unidades Policiais Penais com a intenção de propor medidas estruturais e não estruturais que tragam o equilíbrio ou estabilidade necessária para que direitos sejam garantidos e deveres cumpridos.

E para tal vem usando uma metodologia de trabalho alicerçada em cinco grandes eixos:
1) Condicionamento do Comportamento Humano;
2) Adequação de Infraestrutura;
3) Aplicação Tecnológica;
4) Logística Prisional; e
5) Prestação de Serviços

SEOP 5

SISTEMA SEGURO EM CHAPECÓ

O Departamento de Polícia Penal (DPP) realizou nesta quinta-feira (19) a Operação Sistema Seguro, na Penitenciária Industrial de Chapecó. A ação contou com a presença de policiais penais de Chapecó, além do Grupo Tático de Intervenção (GTI), do Núcleo de Operações Táticas (NOT) e ainda de policiais penais da Superintendência de Segurança e Operações (SEOP). A unidade passou por uma revista geral e estrutural.

O Secretário adjunto da SAP, Vladecir Souza dos Santos e o Superintendente de Segurança e Operações (SEOP), Robson de Oliveira, acompanharam a ação que durou cerca de quatro horas, quando foram revistadas diversas celas. “Nosso objetivo é manter a estabilidade nas unidades prisionais catarinenses, contribuindo assim para a segurança pública da sociedade”, disse o Secretário Adjunto, Vladecir Souza dos Santos.

Por questão de segurança, o DPP não revela os resultados da operação.

Modelo Galeria de Ex Diretores DPP 2022

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa publicou a Portaria nº 0358 de 02 de maio de 2022, que institui as galerias de fotografias dos ex-diretores-gerais, ex-diretores-gerais adjuntos, ex-superintendentes regionais e ex-diretores de estabelecimentos penais ou unidades policiais penais do Departamento de Polícia Penal do Estado de Santa Catarina (DPP).

As galerias de fotografias terão o objetivo de resguardar a memória institucional, considerando todas as transformações do sistema penitenciário catarinense e serão compostas por aqueles de carreira proba e conduta exemplar que, durante o interstício mínimo de 02 (dois) anos ininterruptos a contar da data de publicação da nomeação, exerceram de maneira titular as funções de diretores-gerais, diretores-gerais adjuntos, superintendentes regionais e diretores de estabelecimentos penais ou unidades policiais penais da Polícia Penal do Estado de Santa Catarina.