O secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, participou, nos dias 21 e 22/2, da 34ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária do Brasil (CONSEJ), realizada em Palmas, Tocantins.

O encontro reuniu secretários de 15 Estados, mais o Distrito Federal, com o objetivo de trocar experiências, debater o sistema penitenciário nacional e as formas de atuação para os próximos meses.

 Além dos secretários, o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Mauricio Huehne, também participou do evento relatando a capacidade de investimento do departamento para o ano de 2008, e sobre os projetos de cada Estado em andamento no órgão e as prioridades de atendimento. O DEPEN é o órgão do Governo Federal responsável pelas políticas e ações para o sistema penitenciário nacional.

 “Temos certeza que alguns de nossos projetos serão atendidos, viabilizando novas obras no Estado, melhorando as condições de nosso sistema penitenciário”, declarou Pedroso posicionando-se sobre a expectativa catarinense sobre a possibilidade de liberação de recursos.

 Os participantes da 34ª reunião também foram recebidos pelo governador do Estado de Tocantins, Marcelo Miranda, com quem conversaram sobre o sistema prisional nacional e metas do seu governo.

 “Foi uma oportunidade impar para troca de experiências e de união dos secretários de Estado da Justiça, em prol de resoluções para melhorias no sistema penitenciário nacional”, ressaltou Justiniano Pedroso.