SAP apresenta boas práticas no seminário de gestores do Depen

O Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima, foi o palestrante da 21ª Reunião Online de Diretores, Gestores e Servidores da Execução Penal do Sistema Prisional Brasileiro realizada nesta quinta-feira (20). O evento foi aberto pelo Diretor de Politicas Penitenciárias do Depen, Sandro Abel Sousa Barradas e também contou com a mediação do Coordenador de Participação Social e Atenção ao Egresso, Cristiano Torquato.


Leandro Lima destacou que a SAP atua em três eixos: a valorização do servidor, a reabilitação social e econômica dos internos e investimentos em infraestrutura. “Para que possamos continuar mantendo e ampliando as políticas de oferta de trabalho e de ensino para os internos, precisamos que nossos servidores estejam preparados para estas demandas”, disse Lima.


Na sua exposição, Lima, que é servidor de carreira há 32 anos, destacou que quando ingressou no sistema as necessidades de uma unidade prisional eram muito diferentes das de hoje. “Hoje temos um cenário muito mais complexo por isso manter os agentes – futuros policiais penais – constantemente treinados é fundamental”.


A SAP tem desencadeado ações importantes no estado de Santa Catarina, o sentido de ampliar o número de vagas de trabalho nas unidades prisionais. “Nós temos Edital de Chamamento Público que tem parâmetros de atuação das empresas como, por exemplo, oferecer uma atividade laboral identificada coma vocação econômica da região”, comentou. “isso facilita para que o apenado quando ganha a liberdade esteja apto a ingressar no mercado de trabalho da região”.


Lima destacou ainda que a SAP tem investido na modernização das unidades e dos equipamentos de trabalho. “A Penitenciária de São Bento do Sul é um exemplo, porque está sendo construída seguindo os padrões mais modernos de arquitetura prisional, que não contempla apenas a segurança do servidores, mas também do interno, além de ter áreas específicas para salas de aula e oficina de trabalho.